terça-feira, 7 de maio de 2013

“As Canalhas”: Falta contemporaneidade ao mostrar como novidade mulheres exibindo falhas que há tempos deixaram de serem típicas unicamente do universo masculino



Mônica Martelli foi uma boa escolha para protagonizar o primeiro episódio de “As Canalhas”, que estreou nessa segunda-feira (6), no GNT. Não que a atriz traga algo de canalhice em seu perfil, mas por sua experiência de mais de cinco anos estrelando no teatro a peça “Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou”. A comparação entre as diferenças e igualdades entre comportamentos masculinos e femininos do espetáculo também estão presentes na nova série, baseada no livro “Canalha Substantivo Feminino”, de Martha Mendonça.

Mas, apesar do lado real que a escritora quis levar para a ficção, mostrando o quanto mulheres podem assumir comportamentos de canalhices masculinas, isso não chega a ser algo totalmente contemporâneo. E o quê de futilidade nas entrelinhas só serve mesmo para dar um tom de comédia. Afinal, canalha é e sempre foi canalha, independentemente de sexo.

Mônica interpreta Amélia, uma produtora de elenco quarentona, recém-separada, sedutora e aberta a novas experiências. O perfil parece rico, mas o máximo que acontece é ela se envolver com um jovem muitos anos mais novo e que, por coincidência, acaba namorando a filha dela, também adolescente. “A transgressão é a irmã mais nova do risco”, é a frase de impacto de Amélia. Nada de muito inovador. Afinal, mulheres maduras se envolvendo com homens mais jovens já foram e continuam sendo mostradas em novelas da Globo, como acontece atualmente em “Flor do Caribe”, através das personagens de Débora Escobar e Bruno Gissoni. E a personagem de Débora também tem filhas adolescentes.

Dirigida por Anna Muylaert, a série contará com 13 episódios, tendo uma protagonista distinta a cada um deles. O ponto em comum entre eles é que todos terão como ponto de partida o salão de beleza de Madeleine (Zezeh Barbosa). Tem cenário mais mulherzinha do que esse?

Resta esperar uma pitada de canalhice mais apimentada nos próximos episódios. Na lista de protagonistas dos seguintes estão as atrizes Carla Marins, Mel Lisboa, Priscila Assum, Alessandra Colassanti, Bete Dorgan, Julia Bernat, Laura Prado, Luiza Mariani, Mônica Barroso, Silvia Lourenço, Suzana Ribeiro e a própria Zezeh Barbosa.

Mais séries da GNT em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/05/parto-pelo-mundo-apresentadora-fala-de.html