segunda-feira, 6 de maio de 2013

“Parto Pelo Mundo”: Apresentadora fala de forma leve, descontraída, sem apelar para emoção exagerada de programas que tratam sobre o nascimento de bebês


Geralmente, programas sobre gestação, nascimento e maternidade exageram no tom emocional, didático e muitas vezes até apelativo na exaltação do assunto. Não é o caso de “Parto Pelo Mundo”, que estreou nesse domingo (5) no GNT, em que a obstetra Mayra Calvette, defensora do parto natural, mostra como essa prática milenar é preservada na sua essência no mundo moderno. Acompanhada do marido, o médico Enrico Ferrari, ela percorreu 25 países durante nove meses e mostra a experiência adquirida nessa aventura no programa.

A abertura é ágil, com imagens intercaladas numa espécie de mosaico que explica de forma simples o que vem pela frente. O primeiro episódio, “Tradição”, mostrou países do Ocidente e do Oriente, intercalados por imagens de Maysa em sua terra natal, Gravatal, interior de Santa Catarina, onde ela conta que desde menina já manifestava seu interesse em saber como os bebês vêm ao mundo. Como apresentadora, a jovem e simpática parteira tem um entrosamento natural e íntimo com a câmera. E uma linguagem coloquial, que dá mais leveza à abordagem do tema.

No Tibet, por exemplo, soube-se que 95% dos partos acontecem em casa e a maioria das mulheres nas áreas rurais pari sozinha. Depois, tomam chá de manteiga para se acalmarem. Em Laos, no Sudeste Asiático, são seguidas tradições budistas, em que a placenta é colocada dentro de um bambu, que é pendurado em uma árvore na mata para os espíritos da floresta darem força à criança nascida.

São interessantes as informações extras sobre os países visitados serem dadas através de legendas. Mas elas estão sendo mostradas de forma muito rápida, dando pouco tempo de leitura para o telespectador. Também foram mostradas formas de parto natural na Alemanha, Butão e Holanda. Já de volta ao Brasil, em Florianópolis (SC), Mayra mostrou um parto feito dentro d’água, em uma banheira apropriada colocada no centro da sala da casa da grávida. Tudo de uma forma suavemente realista.

O bolo da cereja ficou por conta da presença da modelo Gisele Bündchen, outra catarinense e amiga de Mayra desde a juventude, num papo descontraído contando sobre a importância de ter tido seus dois filhos, Benjamin e Vivian, de parto natural. Ambos com sua mãe e Mayra acompanhando. A modelo participará dos cinco episódios do programa. Mas, mesmo sem Gisele, a apresentadora mostrou competência ao falar de forma leve, descontraída e sem apelar para a emoção exagerada nem para imagens sensacionalistas. “Ser parteira é uma das profissões mais antigas e hoje parece ser tão nova com todo o conceito de parto natural, mas sempre foi assim, não tem nada de novo nisso”, afirma ela, com uma naturalidade que se percebe ser despretensiosa.





Mais GNT em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/04/copa-hotel-nova-serie-do-gnt-nao.html