sexta-feira, 29 de junho de 2012

“Missão Pet”: Dr. Pet ganha programa próprio no Nat Geo com dicas simples e acessíveis para melhorar o convívio com bichos de estimação de temperamento difícil


Para quem gosta de bicho, Alexandre Rossi, que ficou conhecido do público ao apresentar o quadro “Dr. Pet”, no “Domingo Espetacular” da Record, acaba de ganhar um programa próprio, o “Missão Pet”, que estreou nessa terça-feira (26) no canal National Geographic Brasil. A ideia é a mesma: mostrar o zootecnista ensinando animais a se comportarem de forma adequada. Só que nessa nova série, que terá 13 episódios, não são apenas os bichinhos de estimação que serão alvo do especialista. Além de cães e gatos, ele mostrará suas habilidades em também amansar elefante, tigre, macaco e até papagaio. 

Nesse primeiro episódio, os personagens foram dois cãezinhos bem nervosos: o lhasa Scooby e o dachshund Churros. O primeiro foi recolhido na rua por um jovem casal, mas, mesmo sendo tratado com amor, era agressivo e mordia quem chegasse na casa, inclusive os próprios donos quando era contrariado. O segundo latia desesperadamente e avançava nas visitas e costumava fugir para a rua, deixando toda a família preocupada, com medo que ele fosse atropelado por algum carro.

O mais interessante são os métodos que Rossi utiliza em cada caso. Scooby foi educado graças ao uso de bexigas explodidas por sua dona a cada atitude inconveniente do cão. Para Churros, a arma foi um spray de água, que o ensinou a não mais ultrapassar os limites dos portões da casa. “A gente muda o cachorro por meio do comportamento das pessoas”, explicou ele. São dicas aparentemente simples, como broncas seguidas de sustos e recompensas, como o biscoitinho dado após cada bom comportamento. Mas requer paciência e dedicação dos donos.  Duas semanas após orientar os familiares, Rossi volta aos lares para conferir o resultado e a transformação dos bichos.

Diferentemente do quadro na Record, no qual ele fazia as visitas acompanhado de um mascote, primeiramente foi a cachorrinha Sofia e depois o Mascotinho, ambos vira-latas, agora Rossi não tem mais acompanhante. Nem cenário simulando um consultório veterinário. As explicações intercaladas nos blocos das visitas são gravados em externas variadas.

As situações são interessantes, os conselhos úteis para quem tem pet, mas o programa peca na edição ao repetir várias vezes as mesmas imagens e declarações dos donos dos bichos. Os dois casos são intercalados e cada vez que vai de um para o outro é feito um resumo do que acabou de ser mostrado anteriormente. Não justifica nem se foi para preencher o tempo do programa no ar, já que não há intervalos - pelo menos não teve no primeiro. Com certeza haveria mais situações inéditas para serem mostradas.Sem falar que o telespectador não precisa ser condicionado pela repetição.

De qualquer forma, é uma atração que certamente terá público certo entre os apaixonados por bichos. E o histórico de Rossi é o melhor aval de garantia de seu trabalho. Formado em Zootecnia e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, ele se especializou em comportamento animal pela Universidade de Queensalnad, na Austrália. Mas o interesse por adestramento foi precoce. Com apenas 6 anos de idade, treinava seus peixinhos no aquário para pedirem comida passando por argolas e tocando um sino para comer.  Depois, passou a treinar coelhos, hamsters e bichos de estimação de amigos. Como profissional, trabalhou em diversos países como África do Sul, Irlanda, Portugal, Estados Unidos, Tailândia e Austrália e já lançou vários livros sobre sua especialidade.

Além de programas na televisão, Rossi está à frente desde 1998 da Cão Cidadão, empresa criada por ele para oferecer serviços de adestramento e consultas comportamentais, cursos, palestras, workshops, treinamento de animais para filmes e propagandas e participa ativamente de projetos sociais e beneficentes. Para quem se interessa pelo assunto, vale conferir o site: http://www.caocidadao.com.br/.