sexta-feira, 22 de junho de 2012

“As Brasileiras”: “A Doméstica de Vitória” tem cenas sensuais, mas o forte é a emoção que envolve a personagem central


Dira Paes protagonizou em “A Doméstica de Vitória” um dos episódios de “As Brasileiras” no qual o drama e a emoção estiveram mais presentes. O programa que foi ao ar nessa quinta-feira (21), na Globo, trouxe vários pontos altos, como a presença de Betty Faria, fazendo uma participação especialíssima, e um texto redondo, com uma história bem trabalhada e bem editada, mantendo o tempo da comédia e sem perder no conteúdo.  A história da mulher que reencontra uma filha, perdida há muitos anos, trouxe um novo aspecto ao texto dos episódios da série.

Em tempos em que o termo empreguete virou moda graças à novela das sete, “Cheias de Charme”, Dira interpretou Cleonice, uma empregada doméstica que escreve cartas para a filha desaparecida quando tem alguma folga no trabalho na casa de Muriel (Betty Faria), autora de títulos de autoajuda e que vive à beira de uma crise de nervos. Por uma dessas coincidências do destino, Cleonice assume o papel da patroa, incentivada pela cozinheira Zezé (Inez Viana). E acaba se envolvendo com o editor de livros de autoajuda Fernando (Dalton Vighi). E, é claro, consegue o ápice de sua história ao reencontrar a filha durante uma sessão de autógrafos de seu próprio livro.

Infelizmente, o nome da atriz que interpreta Cíntia, a filha de Cleonice, não consta no site oficial da série. Mas é sempre bom lembrar que o programa foi criado por Daniel Filho, inspirado na obra de Sérgio Porto, tem Geraldo Carneiro como autor do texto narrado por Daniel, e como escritores dos episódios Adriana Falcão, Ana Maria Moretzsohn, Carol Castro, Clarice Falcão, Gregório Duvivier, Jô Abdu, Marcelo Saback, Marcio Alemão Delgado, Marcius Melhem, Marcos Bernstein e Sylvio Gonçalves.