quarta-feira, 27 de junho de 2012

“Gabriela”: No remake da novela, Leona Cavalli mostra uma versão de Zarolha totalmente própria, mas sem corromper os traços da original vivida por Dina Sfat

Leona Cavalli aceitou o desafio e vem mostrando a cada dia que foi a melhor escolha para encarar a difícil missão de interpretar Zarolha no remake de “Gabriela”, a prostituta mais importante do Bataclan, que na primeira versão ganhou a interpretação irretocável da inesquecível Dina Sfat. Se Dina dava à personagem um perfil de mulher mais forte e revolucionária, características que, na versão original da história que se passava nos anos 20 no livro de Jorge Amado e que inspirou a versão televisiva da Globo em 1975, reforçavam o momento que previa a luta pelos direitos das mulheres, Leona agora vem carregando mais no lado emocional, contraditoriamente mais adequada ao panorama feminino atual. 

No original, Zarolha vai embora e nunca mais volta após o seu homem, o turco Nacib (Armando Bógus/Humberto Martins) assumir seu romance com Gabriela (Sonia Braga/Juliana Paes). No remake, o autor Walcyr Carrasco já acenou com a possibilidade de a personagem ainda voltar. Ponto para Leona. A atriz, sem dúvida, vem mostrando que foi a melhor escolha para o papel após terem sido cogitados os nomes de Claudia Raia, Flávia Alessandra e Alessandra Negrini, que já estavam reservados para outras produções.

Se sobressair em um papel que já tinha feito história por uma atriz com o quilate de Dina Sfat não é para qualquer atriz. Eu diria que para Leona é bem maior o desafio de encarar uma personagem marcante vivida por uma atriz experiente como Dina, com mais de dez anos de estrada, na época, do que Juliana Paes fazer uma Gabriela, vivida antes por Sonia Braga, com menos de cinco anos em TV quando protagonizou a trama.

O que mais fica evidente e merece ser valorizado é o respeito que toda a produção teve à Zarolha de Dina. Leona ganhou seu próprio visual, com cabelos ruivos e cacheados, diferentemente dos cabelos negros e lisos puxados em um coque da Zarolha de Dina. E deu à personagem uma nova interpretação, totalmente própria, descompromissada e sem corromper a versão anterior. Com a cantora Ivete Sangalo fazendo o papel de Maria Machadão, a dona do Bataclan nesse remake é, definitivamente, Zarolha. Tanto que, se no original a personagem saiu de cena para não mais voltar, como vai acontecer em breve, dessa vez já existe a possibilidade de um retorno.


.