sábado, 2 de junho de 2012

“A Fazenda 5”: Quinta edição do reality show da Record tem elenco igualmente de quinta e tenta atrair mais audiência com polêmica que põe em dúvida trabalho dos próprios envolvidos no programa


Lui Mendes (quem diria?) foi o responsável pela maior repercussão que “A Fazenda 5” teve até agora na internet desde sua estreia, na terça-feira (29), na Record. Não que o ator, que já fez novelas na Globo, SBT e na própria Record, tenha se destacado por ter uma personalidade forte e marcante. Na verdade o programa foi o assunto mais comentado no Twitter na noite de quinta-feira (31), quando os internautas questionaram a vitória de Lui em uma prova em que todos os participantes, com os olhos vendados, tinham que superar obstáculos e montar um quebra-cabeça. O ator, após mexer várias vezes nos óculos usados para que ninguém enxergasse nada, correu, pulou obstáculos e venceu a prova. No programa dessa sexta-feira (1), foi anunciada a desclassificação de Lui da prova e a vitória de Penélope Nova, a ex-VJ da MTV, que tinha ficado em segundo lugar na disputa.

Estranho é que foi preciso os telespectadores se manifestarem para que a direção do programa resolvesse se reunir, apenas na tarde do dia seguinte, para analisar melhor as imagens. Como assim? O jornalista e apresentador do reality, Britto Júnior, que estava ali, em cima, não foi capaz de perceber que Lui era o único que mexia o tempo todo nos óculos, diferentemente de seus companheiros na disputa? E ninguém da equipe que fica no switcher, sala onde são monitoradas e controladas as imagens das 50 câmeras do programa, percebeu a desenvoltura exagerada mostrada pelo ator ao pular os obstáculos para quem não está vendo nada?

A impressão que dá é de que deixaram a polêmica esquentar na internet para garantir audiência, já que o elenco do programa tem frustrado a expectativa de que seria o mais quente das últimas edições. A ex-Panicat Nicole Bahls tem sido a única a causar. As outras candidatas a “novas Joanas Machado” estão decepcionando. Viviane Araújo está apagada desde a estreia, quando foi direto para o celeiro (espécie de Roça antecipada para onde foram seis dos 16 participantes que entraram na estreia. Os outros dez foram para as mordomias da sede). Gretchen, que no celeiro tinha voz ativa, ao ir para a sede e tentar provocar Nicole insinuando que suas roupas eram vulgares, acabou metendo a viola no saco quando a outra reagiu lembrando que a “Rainha do bumbum” tinha construído sua carreira rebolando nos palcos.

No mais, são pífias as presenças dos outros peões, todos ex-famosos ou candidatos a celebridade: a “personalidade da mídia” Ângela Bismarck; o ator Felipe Folgosi; a drag queen Léo Áquila; os modelos Gustavo Salyer e Viviane Araújo; a ex-dançarina do “Domingão do Faustão Robertha Portella; o humorista Rodrigo Capella; a sambista Shayene Cesário; a ex-assistente de palco de Raul Gil Simone Sampaio; os cantores Sylvinho Blau Blau e Vavá, e o árbitro Diego Pombo.

A Record comemora o fato de a audiência ter aumentado no horário do programa.  É preciso destacar, no entanto, que antes do reality os índices estavam baixíssimos, deixando a emissora em terceiro lugar, algumas noites até dividindo a colocação com a Band, perdendo para a Globo e SBT. Se alguém não fizer a diferença e “colocar fogo na caixa d´água”, tudo indica que “o bicho não vai pegar”. Pelo contrário, é a vaca que vai para o brejo.