sexta-feira, 30 de novembro de 2012

“Salve Jorge”: Figurante é tratado como fantasma na novela das nove e falta de continuísmo fica clara na cena da separação de Bianca e Stenio, que parece fazer uma nova versão do Zoiudo de “Fina Estampa”


Glória Perez que me perdoe, não é perseguição, mas não tem como não falar sobre algumas falhas de “Salve Jorge”, novela das nove da Globo escrita por ela. No capítulo dessa quinta-feira (29), foi constrangedor ver a falta de educação do pessoal da casa de Arturo (Stenio Garcia) no momento em que um oficial de Justiça vai levar uma intimação a Antônia (Letícia Spiller). O sujeito, um figurante, entrou mudo, saiu calado e ainda teve que fechar a porta do apartamento, pois ninguém foi acompanhá-lo na saída. Assim como ninguém falou diretamente com ele na chegada.

Também houve uma falha de continuidade ou direção na separação de Bianca (Cleo Pires) e Stenio (Alexandre Nero). Ela deixa o noivo no hotel, sai sozinha com o guia Zyah (Domingos Montagner), que levaria o casal para um passeio, volta somente no dia seguinte e sua mala já está pronta aguardando a moça que, de repente, resolveu voltar para a Capadócia em busca de seu mais novo amor? Quem arrumou a mala dela?

Detalhe que não tem a ver com ficção mas também foi percebido aconteceu na cena da discussão entre Bianca e Arturo, quando a atriz largou um “Caramba!” com uma entonação que parecia saído da boca de seu pai biológico, o cantor Fábio Jr.. Já Alexandre Nero ainda guarda resquícios de Baltazar, seu personagem em “Fina Estampa”, repetindo os mesmos gestos em cenas de revolta. Em certo momento, na hora do rompimento dos noivos, deu até a sensação de que Bianca estava com medo de virar uma vítima de Stenio, tal qual Celeste, personagem de Dira Paes, foi do Zoiudo na novela de Aguinaldo Silva. Aliás, Dira, no papel de Lucimar, mãe de Morena (Nanda Costa) em “Salve Jorge”, não tem marido, mas se diverte muito mais nos bailes funk. Enquanto o Zoiudo virou o Cornudo da vez.