sábado, 17 de novembro de 2012

“Batalha no Salto”: Concurso feminino de dança no “TV Xuxa” mostra cuidado na produção e realização, além de um jurado técnico com critérios justos de julgamento


A produção do “TV Xuxa” tem acertado o passo na “Batalha do Salto”, concurso de rua exclusivamente feminino, que começou no dia 27 de outubro com 48 dançarinas divididas em 16 trios e neste sábado (17) chegou à sua quarta competição com oito grupos.  Tem sido uma surpresa verificar a competência das concorrentes ao desenvolverem coreografias que misturam vogue, waacking e stiletto, inspiradas em estrelas da música pop como Lady Gaga, Britney Spears e Beyoncé. Sem falar que conta ponto fazer carão e mostrar atitude e sensualidade na disputa pelo prêmio de R$ 50 mil.

Os figurinos das meninas têm sido de muito bom gosto. São brilhosos sem exagero, como o show exige, e confortáveis para os movimentos quase acrobáticos executados. E as músicas selecionadas para as apresentações também valorizam os números. Entre as já tocadas estão sucessos de Rihanna, Chelley, Offer Nissim e Lorena Simpson, entre outros.

A presença de um jurado formado por quatro pessoas com conhecimento de causa, como dançarinos profissionais, coreógrafos e professores de dança, e apenas um artista nacional conhecido do grande público valoriza o resultado final. Até agora também não deu para perceber qualquer tipo de favorecimento a um trio, já que todos são compostos por meninas anônimas dos mais diversos estados de Norte a Sul do país.

Diferentemente do “Dança dos Famosos” do “Domingão do Faustão”, em que a disputa é entre celebridades avaliadas por um jurado composto metade por técnicos e metade por outros artistas, amigos dos concorrentes, e ainda tem o voto popular que beneficia sempre quem tem mais fãs e seguidores nas redes sociais.  Estou achando “Batalha no Salto” uma disputa mais estilosa e mais justa na escolha das finalistas.