sexta-feira, 5 de julho de 2013

“Malhação”: Temporada chega ao fim com desfechos e soluções criativas para trocas de personagens que poderiam ser consideradas cruciais, mas reforçaram a teoria de que ninguém é insubstituível


O ponto alto do último capítulo de “Malhação” que foi ao ar nessa sexta-feira (5) foi a homenagem a Chorão com o cover do vocalista do Charlie Brown Jr., que morreu esse ano, cantando “Vou Te Levar Daqui”, trilha de várias temporadas de “Malhação”, sob um clipe com cenas marcantes da atual temporada. Mas também não faltou J. Quest interpretando o tema de abertura atual. E o TV Orelha, com o personagem de David Lucas narrando o futuro dos casais formados no ano letivo.

Apesar de todos os percalços no decorrer da temporada, com troca de protagonista, saída e entrada inesperada de personagens, as autoras Rosane Svartman e Gloria Barreto conseguiram fazer um desfecho bem costurado e até mais bem convincente do que os de muitos folhetins de horário nobre.

Encerrar a vigésima temporada com a cerimônia de formatura não chega a ser original, mas foi uma boa saída para apresentar as principais personagens, inclusive as ausentes como foi o caso de Marcela, homenageada pelo filho dela na historia, Gil (Daniel Blanco). A personagem de Danielle Winits, que morreu para a atriz entrar para o elenco da novela das nove, “Amor à Vida”, apesar de sua importância, não fez falta no último capítulo.

Fatinha, graças à interpretação de Juliana Paiva, roubou todas as cenas, e terminou citando uma frase que realmente pertence a Clarice Lispector, depois de ter feito várias citações atribuídas enganosamente à poetisa, numa referência às que povoam as redes sociais. Sem falar no penúltimo capítulo, muito bem editado, com várias situações se resolvendo enquanto a ex-periguete se casava. Botou no bolso as protagonistas oficiais, Alice Wegmann (Lia) e Agatha Moreira (Ju). E abriu precedente para que protagonistas de outras novelas não se sintam acima da sinopse e saibam que correm o risco de perder o posto para quem mostra melhor trabalho.

O final teve direito ainda à reaparição de Dinho, personagem de Guilherme Prates, que foi o primeiro protagonista, substituído por Vitor (Guilherme Leicam).  E de Rafa (Rodolfo Valente), que saiu da história para estudar dança na Inglaterra e voltou de lá com um “amigo”. Ficou no ar mais uma vez a condição sexual do personagem. E mais um sinal de amadurecimento do programa que começou oficialmente como série, passou a ser chamada de novelinha teen e hoje já atingiu um nível de ter suas histórias servindo de comparação a novelas de outros horários e atingindo outros públicos.


Mais "Malhação" em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/05/malhacao-alice-wegmann-defende-sozinha.html 

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/04/malhacao-juliana-paiva-se-sobressai-e.html