segunda-feira, 8 de julho de 2013

“Malhação”: Temporada mostra que abandonou as características que marcaram a série teen ao longo de quase duas décadas e adota formato igual ao dos folhetins tradicionais dos demais horários


Totalmente descaracterizada, a vigésima primeira temporada de “Malhação” estreou nessa segunda-feira (8), na Rede Globo, parecendo ser apenas mais uma novela, seguindo a mesma linha das demais da emissora. Se antes o público alvo era teen, agora parece não ter mais essa preocupação. Há 18 anos no ar, os tempos de academia – que justificava o título – ficaram para trás e, pelo jeito, o universo escolar também ficará legado a segundo plano, evidenciando mais o novo modelo familiar em que casais separados formam novos lares, misturando filhos de casamentos anteriores.

Poderiam ter mudado o nome, já que a história de autoria de Ana Maria Moretzsohn e sua filha, Patrícia Moretzsohn, apresentou-se como um outro produto. Se a temporada anterior focou desde o começo principalmente nos jovens atores, agora o destaque ficou por conta dos veteranos Tuca Andrada (Ronaldo), Isabela Garcia (Vera), Paulo Betti (Caetano), Alexandra Richter e Fernanda Souza (Bernadete). Dos protagonistas mais novos, Anita (Bianca Salgueiro), Martin (Hugo Bonemer) e Ben (Gabriel Falcão), apenas esse último teve uma participação mais evidenciada. Já o ator-mirim Marlon Queiroz, mostrou que vai chamar muito a atenção interpretando Pedro, filho caçula de Ronaldo e Vera. Muito mais graças à empatia do menino do que pela importância de seu personagem.

Curioso é ver a semelhança do ator Gabriel Falcão com Guilherme Prates, intérprete do Dinho, protagonista da temporada anterior que foi afastado da história porque a direção achou que ele “não tinha o perfil” que o público queria. Curioso também ter uma personagem, Giovana (Bruna Griphao), que sonha ser cantora de rock, tal qual Lia (Alice Wegmann) fazia na história de Rosane Svartman e Glória Barreto.

Também não soou bem o primeiro capítulo ter começado ao som de uma música americana e com personagens misturando palavras em inglês nas frases em português. Um recurso pouco inteligente. Seria melhor usarem legendas. E a cena em que Anita dá um cachorro-quente a um mendigo em Miami dizendo que a situação nos States ficou difícil após a “crise” que o país enfrentou foi patética. Será que no Brasil ela também terá atitudes tão altruístas? Ou será que a ideia foi a nova temporada, com direção de núcleo de Dennis Carvalho, voltar americanizada?



Mais "Malhação" em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/07/malhacao-vigesima-temporada-chega-ao.html