terça-feira, 7 de agosto de 2012

“Top Chef Celebridades”: Famosos entram em clima de reality show no desafio culinário do “Mais Você” e alguns mostram estratégia de jogo como se estivessem num "BBB"


Enquanto a Globo não se arrisca a fazer um “Big Brother Brasil” com o casting da emissora, Ana Maria Braga faz o seu “Top Chef Celebridades” no “Mais Você”, que, não por acaso, pertence ao núcleo de direção de Boninho. O quadro estreou nessa segunda-feira (6), mostrando clima de animação, mas também de competição entre os participantes. Estão na disputa pelo prêmio de R$ 50 mil e um carro zero quilômetro as atrizes Adriana Birolli, Milena Toscano e Dig Dutra, os atores Max Fercondini, Luís Salém e Sérgio Loroza, e o cantor brega Falcão. Como nas edições anteriores do “Super Chef”, feitos com anônimos, todos passarão por desafios culinários, serão submetidos a um júri e os dois que tiverem a menor pontuação a cada prova vão para a “panela de pressão”. E através de votação pela internet o público decide qual será eliminado.

Na estreia, a apresentação dos participantes foi feita com imagens de cada um na cozinha - que deveria ser a de sua casa, mas alguns usaram uma cozinha cenográfica – preparando um prato. Deu para perceber que Adriana, Milena e Max são os que têm mais intimidade com o fogão. E os que mais estão tentando se sobressair na disputa mostrando seus “conhecimentos culinários”. Loroza e Falcão são encarregados de manter o humor em fogo alto. Salém faz graça, mas percebe-se que ele está preocupado em também fazer bonito com as facas. E Dig é aquela participante que vai devagarinho, com simplicidade, mas entende de panela.

O melhor do quadro nessa terça-feira (7) foi quando eles estavam aguardando a hora de entrarem ao vivo no estúdio em uma sala com câmeras, mas sem saber que estavam sendo gravados o tempo todo, e começaram a agir como se estivessem num reality show. “Eu voto na Dig porque ela é uma pessoa maneira. Amo ela de paixão, mas infelizmente tem que votar”, falou Loroza, imitando as votações no confessionário do “Big Brother”. “Voto no Sergião por uma questão de afinidade. Ele não afinou ainda”, soltou Falcão, fazendo todos gargalharem. “O Brasil ‘tá’ vendo”, lembrou Salém, como fazem todos os participantes de realities.

As provas acontecem em um dia e são mostradas, juntamente com o resultado, na manhã seguinte. No primeiro desafio eles tiveram que provar, com os olhos vendados, diferentes alimentos e temperos e identificar cada um. O resultado foi mostrado no programa de hoje. Salém se divertiu ao ver que tinha chamado salsinha de chicória. Milena reclamou ao perceber que chamou lagosta de caranguejo: “Camarão e lagosta junto é sacanagem”, disse ela. “Mas têm texturas diferentes”, ensinou Fercondini, em tom professoral. Falcão, com seu inseparável girassol colado no jaleco de chef, levou na esportiva: “Eu conheço queijo, mas não sei os nomes”, explicou, por não ter especificado o parmesão da mesa. E Loroza, que julgava ser o menos conhecedor do grupo, acertou a maioria, ganhou a prova e imunidade na próxima. “Queria agradecer a minha mãe, meu pai e todo o povo”, disse ele, fazendo cara de choro, parodiando a “emoção” dos big-brothers.

Na prova seguinte, que será mostrada nessa quarta-feira (8), eles trabalharam em duplas, formadas no programa de hoje. Curiosamente, na hora da formação, Milena, que tinha à direita Salém e à esquerda Adriana, imediatamente pegou no braço do ator. Adriana, que era a última da fila, ficou sozinha. Falcão também sobrou no começo da fila, já que Dig, que estava a seu lado, elegeu correndo Fercondini, pegando até o ator de surpresa. A saída foi Falcão correr para o fim da fila e formar dupla com Adriana. Enquanto Loroza, que por estar imune não participa dessa prova, ficou só olhando.

Agora que os famosos realmente começaram a botar a mão na massa nos desafios culinários, será possível ver se eles estão “jogando” ou estão sendo “eles mesmos”. 
Uma coisa é possível constatar: se com uma simples competição como essa, na qual mesmo sem estarem confinados, mas se sentindo num reality show, alguns famosos já mostram suas estratégias e “afinidades”, imagino o que não fariam num “Big Brother”. Intimidade com Boninho já estão tendo.