sexta-feira, 24 de agosto de 2012

“Passaporte Hoje Em Dia”: O ator Cássio Reis se sai muito bem como repórter dando dicas de viagens enquanto se prepara para ser o “novo Rodrigo Faro” da Record



Cássio Reis vem carimbando sem grandes pretensões, mas com descontração, o seu “Passaporte Hoje Em Dia”, quadro do matinal da Record no qual o ator dá dicas de viagens visitando diversos países. Após já ter passado por Nova York e Miami, os lugares mais visitados por brasileiros nos Estados Unidos, ele fez um tour pela Europa, passeando por Paris, na França, e dando uma volta pela ilha da Sicília, na Itália. Mas sem dúvida seu atual roteiro pela Ásia está sendo um dos mais interessantes e o que mostra um Cássio bem mais empolgado.

Nos episódios mostrados entre terça (21) e quinta-feira (23), o que se viu foi uma forma simples e despretensiosa de mostrar a Turquia, país muçulmano chamado de euroasiático por ocupar parte de dois continentes. À vontade, e sem adotar aquele tom de historicamente místico que muitos incorporam ao mostrar esse tipo de lugar, ele tomou um banho turco, divertindo-se com a experiência e pagando em lira o equivalente a R$ 150.

Em Istambul, Cássio fez compras no Grand Bazar, maior mercado fechado do mundo. Experimentou pimentas fortíssimas. “Água, pelo amor de Deus”, pediu, após uma amostra numa das barracas de temperos. A facilidade de comunicação, já que a maioria lá fala todas as línguas, tornou a matéria ainda mais saborosa com vários turcos dando “Bom dia” e falando em português com o ator-repórter.

A semana se encerrou com um passeio de balão mostrando as belezas da Capadócia, e o próximo episódio, na sequência, começará com uma visita pela cidade de Kaymakly. O destino de cada nova viagem é escolhido pelos internautas, através de votação na página do programa na internet. Coincidentemente, essa escolha da Turquia fez o quadro se antecipar e mostrar um território que servirá de cenário para a próxima novela das nove da Rede Globo, de autoria de Glória Perez, “Salve Jorge”, que sucederá a “Avenida Brasil” e cujas gravações começaram em julho na Turquia e Capadócia.

Mas esse é apenas um detalhe. Lugares inusitados fazem parte do trabalho de Cássio desde 2009, quando começou a gravar o “TAM nas Nuvens”, programas veiculados apenas nas aeronaves nos voos da companhia aérea, e que já lhe proporcionaram passar por cerca de 30 países.  E ele nunca mostrou menor animação por ser um produto veiculado a um público restrito.

O ator, que começou se dedicando à carreira de modelo, parece ter feito do exercício de repórter um trampolim para sua próxima função: a de apresentador do “Ídolos Kids”, que estreia em setembro na Record. Cássio já admitiu querer ser “o novo Rodrigo Faro” da Record. Em externas, demonstrou afinidade com a função. Falta ver em estúdio. Afinal, ter desenvoltura em reportagens realizadas ao ar livre e apresentar matérias comodamente sentado por trás de uma bancada é uma coisa. Conduzir um programa estando aparentemente livre e solto, mas preso dentro de um estúdio, é outra história.