terça-feira, 28 de agosto de 2012

“Delegacia de Mulheres”: Reprise traz a nostalgia de grandes participações e a certeza de que ainda há muito a se fazer para mudar cenário de violência doméstica



Mais do que proporcionar uma viagem no tempo, o canal Viva traz também a oportunidade de se rever grandes artistas que marcaram a teledramaturgia brasileira em atrações que atraem não apenas nostálgicos como também curiosos na história da nossa TV. A reprise de “Delegacia de Mulheres”, que estreou nesse domingo (26), é um desses casos. Em meio a um elenco feminino de primeira, o episódio inaugural contou ainda com as participações especialíssimas dos saudosos Paulo Gracindo e Milton Moraes, além da divertida ex-vedete Virgínia Lane e de Jacqueline Laurence, carregando no seu sotaque francês.

O seriado representou um marco na época ao mostrar a realidade tanto das mulheres vítimas de violência quanto daquelas que buscam combater esse tipo de problema e defender os direitos femininos. Mas o mérito também esteve no fato de reunir no mesmo elenco atrizes com perfis tão distintos atuando em perfeita sintonia, como Eloísa Mafalda, Lúcia Veríssimo, Susana Vieira, Cininha de Paula e Stela Miranda. Mas, não há como não se destacar que grande parte do sucesso se deve à autora Maria Carmem Barbosa, que conseguiu mesclar situações dramáticas de violência doméstica com momentos de leveza, principalmente nos diálogos da escrivã Adelaide, interpretada por Zilda Cardoso, conhecida pela personagem Catifunda, a mendiga mal-humorada que a comediante interpretou em vários humorísticos.

Ao todo foram 18 episódios exibidos entre março e julho de 1990. O de estreia começou com a detetive Belinha (Mayara Magri) chegando para seu primeiro dia de trabalho, chupando pirulito e preocupada por deixar o filho pela primeira vez sozinho com o pai, interpretado por Pedro Cardoso. Na Delegacia da Mulher também trabalham a titular Celeste (Eloísa), a detetive Marineide (Lúcia), a atendente Rute Baiana (Susana), a desastrada Rosiclair (Cininha) e a assistente social perua Paula Pino (Stela Miranda).

A cada episódio uma trama era solucionada. O primeiro envolvia Fátima (Débora Evelyn), mulher que chega à delegacia com um bebê nos braços para denunciar ter sofrido espancamento e ameaça de perder o filho para o amante e pai da criança. Descobre-se então que o canalha trata-se do marido sumido da detetive Ruth. O encerramento acontece sempre com o fato do dia sendo narrado no programa de rádio “Mulher de Plantão” e com uma mensagem de estimulo às mulheres vítimas de violência.

Há doze anos, um programa que aparentava ser essencialmente feminino trazia também sua visão política. Como na cena em que a filha da delegada Celeste, envolvida na militância política em defesa da preservação ecológica defendida pelo Partido Verde da Mata, faz a maior baderna na delegacia porque quer viajar com os outros militantes para uma reserva ecológica. “Mas a samambaia lá de casa você não rega, né?”, diz Celeste à filha. 

Já o cenário da delegacia mais parecia o de uma pensão, com cozinha, área de serviço, terraço e dormitório com beliches. Com certeza para aproximar mais a vida pessoal das profissionais à das mulheres atendidas por elas. Com direção de Wolf Maia e Denise Saraceni, o roteiro do seriado se baseou nas pesquisas da pedagoga Schuma Schumaher, uma das fundadoras do SOS Mulher, grupo de combate à violência contra as mulheres.

É claro que muito já se evoluiu nesse sentido, tanto que agosto foi escolhido para a reprise do seriado por ser o mês que marca os 27 anos da primeira delegacia da mulher do Brasil e seis anos da entrada em vigor da Lei Maria da Penha. Mas é inegável que ainda se registram hoje na vida real muitos casos como os retratados na ficção há mais de dez anos atrás. Infelizmente. O momento na TV carece de projetos tão ousados quanto esse feito naquela época. Material para isso é o que não falta.