sábado, 4 de agosto de 2012

Revelações sobre verdadeiras paternidades simultaneamente em “Amor Eterno Amor”, “Cheias de Charme” e “Avenida Brasil” podem servir de exemplo e exercer função social em casos semelhantes na vida real



Não é de hoje que temas são recorrentes e acabam sendo tratados simultaneamente por mais de uma novela no mesmo período. É o que está acontecendo atualmente nas novelas das seis, das sete e das nove na Rede Globo. As três tramas estão mostrando jovens que desconheciam seus pais biológicos ou pensavam que eles eram mortos e, de repente, são surpreendidos ao se depararem com a verdade sobre suas origens paternas.
  
Em “Amor Eterno Amor”, o capítulo dessa sexta-feira (3) mostrou quem é o verdadeiro pai de Laís (Jéssica Alves): Eduardo (Michel Bercovitch), que se apresenta como Flávio, um amigo do pai da jovem. A aparição de Eduardo deixa Marlene (Hermylla Guedes) desesperada, já que sempre mentiu para a filha dizendo que ela era órfã. Na mesma novela, quatro dias atrás, Priscila (Laila Zaid) ficou revoltada ao descobrir que seu pai biológico é Dimas (Luís Mello), de quem nunca gostou. A jovem sente-se traída pela mãe, Laura (Giulia Gam), que sempre a fez acreditar que seu pai biológico foi aquele que a criou, mas que faleceu há anos. Aqui, as duas situações são bem parecidas.

Em “Cheias de Charme”, a empreguete Cida (Isabelle Drummond), que pensava ser órfã do casal formado pelo motorista e pela empregada da mansão dos Sarmentos, é pega de surpresa quando o ex-patrão, o próprio Sarmento (Tato Gabus Mendes), falido e se dizendo arrependido, conta ser o verdadeiro pai da sua ex-serviçal e agora cantora de sucesso. Cida pensa muito, mas não demora em aceitar o “paizinho” e até volta a morar na mansão onde foi tratada como criada. Se for uma espécie de vingança planejada ou é pura ingenuidade da moça, só os próximos capítulos vão mostrar. A diferença aqui é que ela aceitou prontamente o “novo” pai que se apresentou.

Mas ainda na novela das sete, tem também o caso de Samuel (Miguel Roncato), que finalmente conseguiu arrancar de sua mãe, Lígia (Malu Galli), a história sobre seu pai. A advogada, que até então dizia nem saber o nome dele, argumentando ter sido apenas um amor de verão, conta que se trata de Gilson, um surfista pernambucano que ela conheceu durante umas férias na Bahia. Após pesquisar na internet, Samuel localiza seu pai e dá um jeito de acompanhar uma viagem das Empreguetes para Pernambuco para procurar Gilson. É outra variante, já que aqui é o filho, corajoso, indo se apresentar ao pai, e não o contrário.

Já em “Avenida Brasil”, além de Jorginho (Cauã Reymond), que não sabe de quem é filho, ainda tem Ágata (Anna Carolina), que pensa ser filha de Tufão (Murilo Benício). E, na verdade, os dois, que julgam serem “irmãos emprestados”, na verdade são irmãos biológicos de Carminha (Adriana Esteves) e Max. Jorginho vai descobrir quem é seu verdadeiro pai em breve. Já Ágata talvez demore um pouco mais. A questão psicológica que permeia esse caso é muito mais dramática do que nas tramas anteriores. Até porque, o horário permite que assim seja.

Mas, trazendo para a vida real, é claro que o trauma que esse tipo de drama enfrentado por quem se vê em busca de sua origem independe de horário ou faixa etária. E o mínimo que se espera é que todos esses casos, tratados de formas distintas em novelas diferentes, possam trazer alguma luz às mães e filhos que passam por situação semelhante e não sabem como agir. Cada caso é um caso. Assim como cada novela é uma novela.