sábado, 18 de agosto de 2012

“Avenida Brasil”: Em meio a tantos astros, João Fernandes, um ator-mirim, destaca-se com sua interpretação e mostra uma força emotiva e superior à de muitos veteranos



Mel Maia e Bernardo Simões tiveram sua vez de emocionar o público nos primeiros capítulos de “Avenida Brasil” interpretando, respectivamente, Rita e Batata na infância, ou Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond) na fase adulta. Além do talento precoce, tiveram a vantagem de estarem na posição de protagonistas. Mas para quem achava que o núcleo de crianças do lixão ficaria por aí, veio João Fernandes, um ator de 12 anos de idade, comendo pelas beiradas e conquistando seu espaço como Picolé, garoto esperto e que se torna uma das peças-chave para Jorginho descobrir sua origem.

João Fernandes já tinha surpreendido interpretando o moleque Nildinho na novela “Cordel Encantado”, em que era sobrinho do Padre Joaquim (Genésio de Barros). Como na atual trama das nove, lá ele também tinha dividido o elenco com Cauã Reymond e Natália Dill. Mas não são as companhias que favorecem João Fernandes. Desde que apareceu na novela de João Emanuel Carneiro como um dos filhos de Mãe Lucinda (Vera Holtz), o ator-mirim tem revelado não só talento como também uma seriedade que falta a muitos adultos na interpretação.

João Fernandes tem uma intimidade com a câmera só demonstrada por quem sabe lidar com ela, agindo como se a maquininha não estivesse ali. Mas, o mais importante, ele se derrama numa emoção contida diante dela, como quem sabe que há por trás alguém querendo ser tocado. Do garoto que teve sua primeira participação em novela das nove em “Caminho das Índias”, hoje o que se vê é ainda um menino, mas com uma força revigorada no olhar e nos gestos que muitos atores adultos não desenvolvem ao longo de vários trabalhos consecutivos.

João Fernandes é uma daquelas pedras preciosas que já nascem quase prontas. Precisa ser lapidada um pouco mais, sim. Mas com o lustre que já traz na origem, será apenas um lustre. Sua história pessoal ele contou em seu blog e acho que vale conhecer um pouco mais desse garoto, num depoimento feito por ele próprio antes de "Avenida Brasil":


"Meu nome é João Fernandes dos Santos Nunes, nasci na cidade do Rio de Janeiro, tenho 12 anos e sou apaixonado por teatro e televisão. Recentemente
fiz o personagem “Nidinho” na novela Cordel Encantado, das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes. Aprendi muito com essa oportunidade, pois pude contracenar com atores bastante experientes. Foi um personagem muito gostoso e divertido de fazer. Eu sempre quis ser ator, desde pequenininho, mas minha mãe não concordava, até que com 9 anos resolvi me inscrever sozinho em uma agência de modelos que foi até o meu colégio. A partir daí, tudo começou. Pedi de aniversário o curso de teatro e interpretação para televisão. Depois de 3 meses na agência, fui chamado para o teste da novela Caminho das Índias, que foi o meu primeiro trabalho na TV e um dos momentos mais emocionantes da minha vida.
Ser diabético nunca me impediu de correr atrás dos meus sonhos. Descobri ainda pequeno, quando tinha apenas 4 anos de idade. Na escola, as pessoas perguntavam por que eu estava triste e quieto, mas ninguém conseguia responder. Em casa, eu que era uma criança super ativa, passei a dormir o dia inteiro e a beber muita água. Até que um dia, minha mãe sentiu que eu exalava um cheiro doce e resolveu realizar um pequeno teste. Ela pediu para eu fazer xixi antes de dormir e não dar descarga.
No dia seguinte, o vaso amanheceu cheio de formigas. Naquele mesmo dia fui ao médico e fiz alguns exames, logo ele concluiu que eu estava diabético. Hoje, eu já não lembro mais como é viver sem o diabetes, para mim é algo completamente normal. Algumas pessoas podem pensar que a doença atrapalha meu dia a dia na escola ou no trabalho, mas isso não é verdade. Eu
costumo ser discreto, na verdade, muita gente nem sabe que eu sou diabético. Eu tomo insulina fixa no almoço e no jantar, e de ação lenta pela manhã e pela noite. Durante as gravações não muda nada, sigo a mesma rotina, não me esquecendo de monitorar as taxas e corrigi-las com doses extras de insulina, caso necessário. Nunca aconteceu de precisar parar uma cena para medir ou comer alguma coisa, mas se precisasse seria tranquilo, as produções são maravilhosas e respeitam muito os atores, principalmente as crianças. 
Minha rotina é como a de qualquer garoto. Antes de ir para o colégio, eu tomo café e verifico a minha glicemia. Assisto às aulas sem problema nenhum. No meio da manhã, às vezes paro para comer uma fruta. Sei o quanto é importante me cuidar, por isso, pratico vôlei e jogo futebol frequentemente. Para não ter crises de hipoglicemia, procuro fazer a medição e me alimentar antes de qualquer atividade física. Também me preocupo em não me machucar muito. Até agora, eu só passei por 2 situações em que meu nível de açúcar ficou abaixo do recomendado, uma com 7 anos e outra recentemente, mas aparentemente foi sem motivo algum.
Nada pode nos impedir de correr atrás do que queremos, nem mesmo o diabetes. Eu nunca vou deixar de ser ator, pois isso é a minha vida. Estou ensaiando uma peça de teatro que tem estreia prevista para o ano que vem e irei participar da próxima novela global das 21hrs, do autor João Emannuel
 Carneiro. Continuo fazendo cursos de aperfeiçoamento, e em janeiro, começarei meu curso de canto. Mesmo sendo jovem, tenho a certeza que é possível conviver normalmente com o diabetes, mas você tem que saber controlá-lo e não pode deixar de fazer as medições regularmente. Eu sempre procuro manter a disciplina com relação aos meus horários. E também presto muita atenção aos sintomas, se me sinto cansado, corro para verificar a glicemia. O diabetes é uma doença complicada, mas não deve interferir na sua vida. Procure fazer esportes e tente levar uma vida disciplinada. Se você tem um sonho, faça como eu, siga atrás dele com muito empenho, dedicação e trabalho. Só assim seremos capazes de alcançar tudo o que almejamos."