quinta-feira, 5 de abril de 2012

“Viver Com Fé”: Programa com Cissa Guimarães mostra que o que vale é respeitar a crença de cada um na vida


Ninguém melhor do que Cissa Guimarães para apresentar um programa que leva o nome “Viver Com Fé”, que estreou no GNT na noite dessa quarta-feira (2). Não que ela seja a única mãe a ter passado pela dolorosa experiência de ter perdido um filho, como aconteceu em 2010, quando seu caçula, Rafael, de 18 anos, morreu vítima de um atropelamento, mas por ser alguém da mídia que deu um exemplo de superação da dor através da fé. Gilberto Gil dá sua contribuição emprestando sua música “Andar Com Fé” para o tema de abertura.

A ideia do programa, que inicialmente terá 13 episódios, é contar histórias de pessoas que encontraram na fé o caminho para superar momentos difíceis de suas vidas. Sem querer tomar partido sobre uma ou outra crença, o primeiro trouxe um evangélico e uma católica. Ronys Torres, lutador de MMA (Artes Marciais Mistas), diz que só entra para lutar com música evangélica. “Aonde eu vou, levo minha bíblia e antes de lutar eu oro. Esse é o meu ritual. Antes da luta eu peço que não me machuque, nem o meu adversário”, afirma Ronys, que trocou a Aeronáutica pelo octógono e superou duas operações que o deixaram parado durante um ano e meio, quando ele estava prestes a entrar para o sonhado UFC.

Já a empresária Clara Magalhães, dona de uma loja de artigos religiosos, falou como a fé a ajudou a superar diversas dificuldades, inclusive um acidente que seu marido sofreu andando a cavalo. “Procurei o próximo, não achei. Procurei a Deus, não achei. Procurei o próximo e encontrei os três em um só", diz Clara. A cada semana serão mostrados dois personagens que praticam religiosidades ou rituais distintos.

Em tempos em que é tão difícil para algumas pessoas aceitarem que há espaço para a crença, seja ela qual for, o que vale é respeitar a fé de cada um na vida. Seja ela em que plano for. E o limite de cada um nesse aspecto cabe a cada um se impôr, e não aos outros delimitar.

“Tem gente que crê em algo maior, em Deus, numa consciência cósmica. Mas também respeito quem não acredita em nada. Adoro Nossa Senhora, mas sou filha de Oxum, faço meditação budista. Acho a sabedoria da Cabala incrível e lindos os orixás, que unem a divindade com a natureza. O importante é a transcendência”, resume Cissa.



.