terça-feira, 10 de abril de 2012

“Muito+”: Adriane Galisteu dá bola fora ao anunciar suspeita de morte de Rita Guedes baseada apenas em boatos do Twitter


Adriane Galisteu pisou feio na bola no “Muito+” dessa terça-feira (10) ao abrir o programa falando sobre a “possível” morte de Rita Guedes. Na tela, a chamada era: “Atriz global teria morrido?”. Com ares de consternação, a apresentadora começa falando: “’Tava’ todo mundo mega animado aqui até três minutos atrás, mas acabei de receber uma informação, na verdade lendo no Twitter, que a Rita Guedes teria morrido”. A falha não é só dela. Como a direção, produção e toda equipe de um programa não tem o mínimo de cuidado em primeiro confirmar uma informação tão grave quanto essa antes de colocá-la no ar?

Essa ânsia de ser o primeiro a dar a notícia, verdadeira ou não, tomou proporções perigosas com a internet. Informações e fotos não são devidamente investigadas antes de caírem na rede. Revistas e jornais ainda têm um pouco mais de tempo, pois neles o imediatismo não é tão acirrado. Mas deixar que essa loucura irresponsável invada os programas ao vivo na televisão é, no mínimo, o máximo de irresponsabilidade.

Ironicamente, no “Muito +” dessa segunda-feira (9), Adriane e seus companheiros de palco debocharam quando lembraram quando a Record interrompeu a programação para anunciar a morte de seu funcionário Amin Khader, e tudo não passava de uma armação de péssimo gosto do próprio Amin. O que fizeram na Band foi até pior.

E Adriane continuou discursando: “É uma grande amiga minha, mora em Los Angeles, ela postou ‘essa’ foto no Twitter dela (ela está numa câmara hiperbárica, de oxigênio para tratamento de rejuvenescimento), se eu não me engano, eu nem sei se o @ritaguedes é dela mesmo ou é fake”. Pausa para um aparte: espera aí, se é tão amiga, como ela não sabe o Twitter da outra? E dizer “se eu não me engano”? Nem ela sabe de onde saiu a foto?

Seguindo: “O que eu li é que parece que deu um erro médico nessa câmara e ela teria falecido”. Pausa dois: Erro médico na câmara? E ela segue: “Eu não quero acreditar nessa história porque Twitter tem dessas coisas (...) Se for brincadeira vocês do Twitter vão tomar uma bronca feia minha, porque isso não se faz”. Como assim? Ela sabe que “o Twitter tem dessas coisas” e ela faz um programa ao vivo em cima do que escrevem no miniblog? Ela não tem uma equipe de produção e apuração que cheque as informações antes de colocar no ar? Vai dar bronca em quem mesmo?

Aí, vem Lysandro Kapila após um intervalo comercial, disfarçando estar à vontade, tentando desmentir o que nunca foi confirmado: “Rita Guedes ainda dando o que falar, tá bombando. A gente ainda checando se procede ou não. Um apresentador da Record, Luiz Bacci, diz que ela não morreu (na verdade ele leu o que o profissional da outra emissora escreveu no Twitter). Mas a gente ainda está com a pulga atrás da orelha”, afirma Lysandro. A que ponto chegou essa área do entretenimento? Pulga atrás da orelha sobre se alguém morreu ou não morreu?

Adriane interrompe Lysandro para dizer que “A própria @ritaguedes ‘tá’ falando ‘para, porque vocês vão assustar a minha mãe’. Ela falou comigo”, afirmou a apresentadora, sem esclarecer que Rita não tinha falado e sim escrito para ela (Adriane), via Twitter. Estranho é que o mesmo Twitter de Rita que Adriane no começo disse não ter certeza se era o oficial, foi o mostrado para acabar com a “polêmica armada”. Estão precisando ser Muito Mais responsáveis e Bem Menos irresponsáveis.