sexta-feira, 20 de abril de 2012

“Planeta Gelado”: Documentário, com alta qualidade e emoção, mostra diferenças e grandezas dos extremos da Terra tentando superar transformações que estão sofrendo


Muitos documentários já foram feitos, e continuam sendo produzidos, sobre as transformações drásticas que vêm ocorrendo nas paisagens das regiões polares devido às mudanças climáticas e o quanto tudo isso afeta a sobrevivência de muitas espécies animais. São sempre programas necessários e ricos em belas imagens. Mas, “Planeta Gelado”, que estreou nessa quinta-feira (19) no Discovery Channel, fez toda a diferença ao mostrar em seu primeiro episódio cenas surpreendentes registradas no Ártico e Antártica. Foi comovente ver a luta travada por bois-almiscarados na defesa de seus filhotes contra lobos que atacaram seu rebanho. Apenas um dos bois acabou sendo sacrificado, enquanto os demais conseguiram fugir com seus rebentos.

A série documental de seis episódios é uma coprodução do Discovery com a BBC e, aqui no Brasil, tem narração dublada. Sem tom apelativo, o locutor lembra que “talvez seja a última chance de ver estas grandes vastidões geladas antes que elas mudem para sempre”. E quem há de duvidar? Afinal, como diz o texto de introdução do programa “Nos extremos do planeta, não há nada mais do que Vida”.

E a alta definição das imagens dá mais força à mensagem transmitida. Elas foram captadas ao longo de quatro anos de filmagens pela mesma equipe responsável pela premiada série “Planeta Terra”. Os registros foram feitos no mar, sobre o gelo de oceanos congelados e também debaixo do gelo e nos campos.

Os detalhes de cada sequência dão a clara noção das dificuldades para a realização desse trabalho. Mas que o esforço foi plenamente compensado fica evidente no resultado final, no qual a equipe mostra acontecimentos da vida selvagem inéditos, como o bailado de grupos de orcas provocando ondas gigantes para derrubar focas de blocos de gelo. Além de espetáculos naturais já conhecidos, como o degelo que ocorre na primavera, considerada a maior transformação sazonal do planeta.

Para quem perdeu, o Discovery apresentará um episódio inédito da série nesse domingo (22), às 22 horas, em celebração ao Dia da Terra. Mas os próximos episódios serão exibidos às quintas-feiras, no mesmo horário. É produto de conteúdo e alta qualidade.