quinta-feira, 5 de abril de 2012

“Smash”: Resta esperar para ver até quando o musical sobre Marilyn Monroe vai manter o equilíbrio entre o On e o Off Broadway


O glamour hollywoodiano bem tratado sempre foi um ingrediente para que qualquer musical em qualquer parte do mundo fizesse sucesso. Seja no cinema, seja na televisão. É claro que sem um roteiro bem escrito, uma direção de atores e de cena bem cuidada e uma seleção musical bem pesquisada nada funcionaria. Não foi diferente em “Smash”, série que estreou no Brasil na quarta-feira (28) da semana passada no Universal Channel, às 23h, e nessa quarta-feira (4) teve direito a reprise do primeiro episódio e exibição do segundo, inédito. Os nomes nos créditos já são um apelo à parte: com criação de Theresa Rebeck, a produção executiva é de Steven Spielberg, ao lado de Craig Zadan e Neil Meron, de “Chicago” e “Hairspray”. E no elenco figuram nomes de peso como Anjelica Huston, protagonista de sucessos como a Mortícia das duas versões do filme “Família Addams”, e Debra Messing, estrela da série “Will & Grace”. A questão é: até quando eles manterão o fôlego inicial?

Com certo apelo dramático, o foco é a disputa pelo posto de protagonista no musical sobre Marilyn Monroe. À frente da produção fictícia estão Julia (Debra) e Tom (Christian Borle), e quem financia é Eileen (Anjelica). Na corrida para ganhar um papel na Broadway, as candidatas que mais se destacam são a experiente Ivy (Megan Hilty) e a novata Karen (ex-American Idol Katharine McPhee). E em nenhum momento foi difícil adivinhar quem iria se envolver com o diretor do espetáculo, Derek (Jack Davenport) para conseguir o posto.

O ponto alto é o destaque dado aos bastidores. Coisa que pode não ser primordial a quem vai ao teatro ou ao cinema assistir a um musical, mas está na veia do telespectador de TV. É a curiosidade cada vez mais aguçada em tempos de exaltação a celebridades sobre o que acontece, seja nos bastidores ou na coxia, e às vezes muito mais até sobre suas vidas fora do ambiente profissional. E, para quem não é tão aficionado pelo gênero por achá-lo muitas vezes cansativo, a dosagem de números musicais é bem econômica, entrando apenas em momentos essenciais.

A trilha sonora de "Smash" é inédita e de responsabilidade de Marc Shaiman e Scott Wittman, compositores de “Hairspray”. Nos Estados Unidos estreou na NBC em fevereiro passado e no mês seguinte já teve a segunda temporada garantida. Com certeza chegou prometendo ser uma boa opção para embalar as noites de quarta-feira. Resta esperar para ver até quando conseguirá manter o equilíbrio entre o On e o Off Broadway.