segunda-feira, 30 de abril de 2012

“Mad Men”: Em sua quinta temporada, série mantém a qualidade ao retratar a nostalgia dos anos 60 e os reflexos das transformações culturais e sociais da época



“Mad Men”, depois de mais de ano fora do ar, voltou com sua quinta temporada no HBO correspondendo à expectativa dos que acompanharam as quatro primeiras. O episódio de estreia, que foi ao ar na segunda-feira (23), 21h, mostrou que a série que narra as relações entre alguns executivos publicitários nos anos 60 mantém a mesma qualidade, com ótimos diálogos e roteiro, além da preocupação em se esmerar na riqueza de detalhes.

As novas intrigas e traições do protagonista, Don Draper (Jon Hamm), e dos integrantes da agência de publicidade Sterling Cooper Draper Pryce agora acontecem em uma sociedade mais livre, o que representa um reflexo no marketing, acompanhando as mudanças culturais e sociais em Nova York naquela década. Don é um bem-sucedido diretor de criação que, apesar do sucesso profissional, era um homem insatisfeito com sua vida e recorria à bebida e às mulheres para resolver suas frustrações.

A história agora inicia em 1966, revelando o que resultou das reviravoltas que aconteceram na vida dos personagens principais após a quarta temporada. Don, que tinha ficado noivo de sua secretária, Megan (Jessica Paré), agora está casado, sua mulher ascendeu na firma e contesta a atitude daqueles que não acompanharam a evolução dos tempos; Peggy (Elisabeth Moss), que lutava contra o preconceito contra mulheres que preferiam seguir uma carreira profissional a se casar e tentava fazer parte da equipe e se destacar no mundo dos negócios, atingiu seu objetivo, mas no fundo ainda continua se esforçando para se manter ali; e Joan (Christina Hendricks), que era realizada profissionalmente, engravidou do amante, teve a criança e viu sua vida mudar definitivamente.

Desde que foi ao ar pela primeira vez, em 2007, “Mad Men” já ganhou o Emmy de melhor série dramática e quatro Globos de Ouro. A estética agora está menos austera, mais leve e colorida, fazendo o contraste entre o antigo e o novo, guardadas as devidas proporções da época em que a série é ambientada. O clima na agência de publicidade também está mais descontraído, com funcionárias novas e bem menos submissas. São transformações que facilmente o telespectador mais atento poderá comparar às que vem ocorrendo na sociedade atual com o surgimento acelerado de novas tecnologias. E que o preço que se paga por essas mudanças pode ser alto, em qualquer tempo.