terça-feira, 3 de abril de 2012

“Once Upon A Time”: Série desperta torcida infantil em adultos ao trazer personagens dos contos de fadas para o mundo real

Dos mesmos roteiristas de “Lost”, “Once Upon a Time” (“Era Uma Vez”), série do canal Sony que teve pré-estreia no Brasil nessa segunda-feira (2), promete uma viagem não a uma ilha perdida, mas a um mundo de contos de fadas, fazendo uma ponte entre os clássicos da literatura infantl e o mundo real e contemporâneo. Essa ponte é feita enquanto o pequeno Henry (Jared Gilmore) busca provar que as histórias contidas no livro “Once Upon a Time” falam de personagens aprisionados fora de sua “realidade” e vivendo como seres humanos comuns.

O primeiro episódio começa com cenas típicas dos desenhos animados, mas com atores reais, em figurinos iguais aos das fábulas e muitos efeitos especiais, mostrando o corpo de Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) sendo velado pelos Sete Anões em uma floresta encantada. Eis que surge o Príncipe Encantado (Josh Dallas) e a faz despertar com um beijo. O que seria o final feliz no filme de Walt Disney, aqui é apenas o ponto de partida para um outro roteiro. E é esse o ponto que desperta a curiosidade de crianças e adultos de qualquer idade. Como não mergulhar numa torcida até inocente quando, na cerimônia de casamento de Branca de Neve e o Príncipe, surge a Rainha Má (Lana Parrilla) e lança uma maldição: “Em breve tudo que vocês amam será tirado para sempre”?

Passa o tempo, Branca de Neve está grávida e o duende Rumplestiltskin (Robert Carlyle) preso num calabouço avisa que só a filha que espera poderá salvar todos da maldição da Bruxa. A criança deverá levar o nome da mãe: Emma. No decorrer da história, vários personagens vão aparecendo como elenco de apoio, como Pinóquio, Gepeto, o Grilo Falante, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida.

As cenas super produzidas se congelam na figura do livro infantil que está sendo lido pelo pequeno Henry em um ônibus. Ele está indo em busca de sua mãe biológica que o deu para adoção há dez anos. E quando a encontra, o enredo começa a se esclarecer. Quando a maldição da Bruxa Má chegou, o tempo parou em seu mundo fantástico e o castigo foi todos irem parar no mundo real.

O texto da introdução resume o que virá pela frente: “Era uma vez uma floresta encantada com todos os personagens que conhecemos ou achamos que conhecemos. Um dia eles se encontram aprisionados em um lugar onde todos os seus finais felizes foram roubados: o nosso mundo.”

Henry na verdade é filho de Emma (Jennifer Morrison), a filha de Branca de Neve, que foi adotado pela prefeita da cidade, Regina, a reencarnação da Bruxa e, como tal, continua má. A professora de Henry, que deu ao menino o livro, é nada mais nada menos do que a Branca de Neve, mãe de Emmy e casada com David, o Príncipe do conto de fadas.

Nessa pré-estreia funcionaram muito bem as cenas com tom de magia dos clássicos de Disney intercaladas com as dos personagens no mundo real. Fica no ar a curiosidade de como será solucionada a permanência das fábulas, já que a floresta foi devastada pela Bruxa. E qual será o verdadeiro segredo que há por trás da “Rainha Má”?

Exibida com sucesso nos Estados Unidos pela ABC Studios desde outubro do ano passado, “Once Upon A Time” será apresentada no Brasil pelo canal Sony todas as quintas-feiras, às 22h, em versão legendada. A estreia será na semana que vem, dia 12. Aos domingos haverá reprise com versão dublada, às 22h.