terça-feira, 10 de abril de 2012

“Quem Fica Em Pé”: Datena aposta no estilo sedutor de Silvio Santos em seu novo programa na Band, mas ainda falta muito para atingir a descontração do dono do Baú


José Luiz Datena bem que tentou fazer a linha descontraída como apresentador do programa de auditório “Quem Fica Em Pé?”, game que estreou na Band na noite dessa segunda-feira (9). Mostrar versatilidade é válido em qualquer profissional. Mas ele exagerou na dose e causou certo constrangimento dizendo gracinhas desnecessárias às jovens concorrentes no jogo. Elogiava os olhos de todas, anunciou que “adora mulheres baixinhas” e a todo momento pedia para Pablo Mazover, diretor da atração que é argentino, tocar um tango para ele dançar com a principal participante, Analice, técnica de futebol. “Ah se eu não fosse casado... Você tem quantos anos?”, se insinuou para a moça. “Vinte e seis”, ela responde. “Ih, é a idade da minha filha, então não vai dar”, disse ele, parecendo querer copiar o estilo Silvio Santos de ser. Mas ainda sem a mesma naturalidade do dono do SBT.

Em “Quem Fica de Pé?”, um concorrente fica no centro do cenário, em formato circular, para enfrentar outros desafiantes na resposta de perguntas simples sobre conhecimentos gerais. É preciso atenção, pois há limite de tempo para as respostas. Todos estão em pé sobre círculos que podem se abrir, para quem não acertar a resposta cair no buraco e ser eliminado. O prêmio final é de R$ 100 mil, mas eles podem ganhar valores menores em sorteios. Analice caiu no buraco ao não saber o nome do cantor brasileiro que fez sucesso no Brasil cantando “Arrebita”: Roberto Leal. “Não é do meu tempo”, tentou justificar ela após o encerramento. Realmente, é o tipo de argumento que não cabe em quem se inscreve para responder sobre conhecimentos gerais.

Anunciado pela Band como um game que faz sucesso em países como Estados Unidos, Israel e Espanha, com formato distribuído pela NBC Universal, na verdade ele já teve um similar no Brasil em 2002, quando a Record exibiu o “Roleta Russa”, baseado em um formato da Sony Pictures e apresentado por Nilton Neves. Como o nome dizia, eram os próprios concorrentes que, a partir de uma seleção, acionava uma alavanca que abriria qualquer um dos alçapões para que um deles caísse no buraco e fosse eliminado. Começou com a presença de anônimos e depois ganhou uma versão com artistas. Entre eles Adriane Galisteu, Gretchen, Otaviano Costa, Claudia Leitte. Ficou um ano no ar.

Assim como o jornalista esportivo Milton Neves teve sua chance de se arriscar em outra função, Datena está tendo a sua. Mas no seu caso a cobrança pode ser maior, principalmente porque ele continua sendo visto todas as tardes, na mesma emissora, à frente do “Brasil Urgente”, policial no qual denuncia bandidos com firmeza e faz cara de mal cobrando com veemência providências das autoridades. É preciso cuidado para que a vontade de mostrar muitas facetas ao mesmo tempo não acabe tirando dele uma qualidade importante em todo apresentador, que é ter um perfil próprio. Seja ele qual for.

“Quem Fica de Pé?” será apresentado às segundas, terças e quintas-feiras, às 21h20. Vamos ver se ele segura a onda quando o participante central for um homem.