domingo, 30 de outubro de 2011

“Projeto Fashion”: Adriane Galisteu segue à risca sua repetitiva frase no programa: um dia está ‘in’, em outro completamente ‘out’



Ao chegar à metade da competição do “Projeto Fashion” nesse sábado (29), percebe-se que Adriane Galisteu ainda precisa ajustar algumas medidas no comando do reality show sobre moda da Band. Embora ela própria encarne a frase repetida a cada episódio para os participantes: “No mundo da moda, um dia você está in, no outro está out”. Em alguns momentos, o visual da apresentadora é de uma informalidade que beira ao desleixo e parece deslocado do ambiente fashion; em outros é exageradamente sofisticado, como se quisesse ofuscar as modelos que desfilam as criações feitas na disputa. 

Logo no episódio de estreia, dia 17 de setembro, Adriane abriu o programa usando um básico pretinho básico, cabelo preso e uma tiara na cabeça, tipo “A diarista”, em nada lembrando a elegância de Heidi Klum, que apresenta a versão americana. Mas de lá para cá ela tem conseguido acertar no visual várias vezes e também mostrado menos tensão no comando da competição. 

O formato é a versão nacional do “Project Runway”, atração que já foi indicada sete vezes ao Emmy nos Estados Unidos e na qual estilistas desconhecidos competem pela chance de ser a grande revelação da moda no país. Alexandre Herchcovit faz muito bem desde o início o papel que no original cabe a Tim Gunn. O estilista é quem dá dicas aos competidores, orientando-os a cada tarefa. Ele mostra que seu relacionamento não é só profissional, com alguns eliminados, despede-se com tristeza, revelando que cultiva amizade e admiração por eles.

O nível de criatividade e estilo dos participantes, que deixava a desejar, também vem melhorando a cada semana. Assim como os argumentos do júri, formado pelo estilista Reinaldo Lourenço e pela editora de moda Susana Barbosa. A cada semana há um terceiro jurado convidado. No começo seus comentários eram pouco consistentes e se escondiam atrás de críticas sobre cabelos e maquiagens das modelos. A primeira eliminada, a paulistana Micheline Pimenta, observou muito bem a falta de conhecimento dos jurados sobre o que acontecia nos bastidores no ateliê enquanto o desafio era cumprido. Conhecimento que os jurados do “Project Runway” tinham e usavam as informações em seus julgamentos. 

Felizmente nos últimos episódios os jurados do reality da Band resolveram dar mais atenção ao figurino, que é a verdadeira estrela da passarela e foi em cima dele que os designers ficaram dois dias trabalhando, e deixaram os cabelos e maquiagens um pouco de lado. Reinaldo Lourenço sem dúvida é o mais expert de todos. Já Susana Barbosa poderia usar menos paetês e ser menos pedante. 

O que ainda precisa ser melhor costurada é a edição. Há um excesso de repetições do que já foi ao ar. Na abertura, exibe-se sempre um resumo do que aconteceu no episódio anterior colado em um outro resumo do que vai acontecer no episódio do dia. Quando volta do break comercial, novamente se repete as últimas cenas do bloco anterior. Todos os flash-backs são alinhavados pela vinheta do programa. No fim, há mais um resumo do que acontecerá no próximo episódio. A impressão que fica é de que não há material inédito suficiente para preencher o espaço de uma hora que deve durar o programa no ar, então, enchem linguiça com repetecos. Fica chato e cansativo.

Talvez se mostrassem um pouco da convivência dos participantes fora do ateliê de costura e da passarela, como acontece na versão original, tivessem mais cenas inéditas para colocar no ar e não precisassem recorrer a tantas repetições. Fica a dica!