terça-feira, 11 de outubro de 2011

"Superpop": Surpreendentemente, programa promove uma discussão relevante sobre tortura e sacrifício de animais e alerta: "Bicho não vota, mas seus donos sim"



Para quem não gosta de animais, esta crônica pode parecer muito abaixo do critério na escolha do canal ou programa quando se está zapeando. Quem gosta, vai entender. Nessa segunda-feira (10), Luciana Gimenez trouxe a discussão sobre maus tratos a animais no “Superpop”, na Rede TV!. Dispensando qualquer conceito que se tenha sobre a competência dela como apresentadora, o que vale é destacar um assunto que merece um destaque maior que ajude a evitar os absurdos ocorridos. O programa mostrou animais que são maltratados ou sacrificados em rituais religiosos, como coelhos, cabritos, bichos de caça. Inclusive exibiu imagens de Thiago Gagliasso batendo nas cabras no reality show “A Fazenda”, da Record, e as críticas que ele recebeu da cantora Rita Lee por esse tipo de atitude. Mesmo já fora do programa, o moleque continua dando respostas agressivas aos animais e até peitando Rita Lee, mostrando bem quem ele é (ou pensa ser...).

Bom, voltando ao “Superpop”, entre os convidados estavam um vereador gaúcho, que se diz ameaçado de morte por ter criado uma lei que permite o sacrifício de animais em rituais religiosos (o feitiço virou contra o feiticeiro), um representante da Umbanda, que acha normal sacrificar animais em rituais, fala muito e justifica nada. E em defesa dos bichos a promotora Eliana Passareli e o radialista Felipe Campos.    

Na discussão, faltou do “religioso” uma explicação convincente para o crime que comete em nome de sua crença. Ah, ele falou que há uma legislação que ameniza a morte do bicho. Ah, ta! Então existe uma lei que regulariza um crime praticado anestesicamente contra animais? Se anestesiar e a morte for mais lenta, pode? Não causa dor?

“A liberdade de culto não garante a matança de animais”. A frase da apresentadora veio após a exibição de uma reportagem mostrando o caso do cachorrinho que morreu em uma pet, em Curitiba, e de um bezerro sacrificado no festival do Peão de Boiadeiros, em agosto, e uma reportagem emocionante sobre crianças hospitalizadas com doenças terminais que só encontram nos bichos um alento para continuar lutado pela vida...

Luciana já foi o melhor exemplo do pior, antes de surgirem piores do que ela... Mas, diante de tantos tão ruins e até piores que continuam surgindo, pelo menos ela gosta de bicho. E fez um programa a favor deles. Então, já ganhou ponto com todos aqueles que têm consciência de que somos nós que escolhemos pelos nossos pets, afinal, eles não votam. Então, é bom avaliar esses abusos cometidos contra eles, seja em rituais, seja em festivais, como rodeios, que os políticos já estão explorando. Os bichos não votam, mas seus donos sim...