quarta-feira, 19 de outubro de 2011

“Decora Brasil”: Reprise tem repercussão de programa inédito, mesmo não tendo um horário fixo respeitado na grade do canal


Há quem pense que o “Decora Brasil” seja uma atração inédita do Viva, fugindo aos padrões do canal. Na verdade, o programete sobre decoração de interiores, com menos de dez minutos de duração e que tem chamado a atenção do público é reprise de um quadro que foi exibido dentro de outros programas do GNT. Saiu do ar há dois anos no canal, mas o sucesso atual tem surpreendido até sua apresentadora, a ex-modelo e decoradora Cristina Brasil.

Em seu blog (www.cristinabrasil.com.br/blog), um post sobre a reprise no Viva teve quase quatro mil acessos. Nos comentários, o que não falta são pedidos de informação sobre como fazer para participar do programa, no qual Cristina promovia a transformação de ambientes das casas de pessoas que se inscreviam. 

Não, não é mais um “Lar Doce Lar”. No “Decora Brasil” o que se vê é a redecoração de apenas um dos ambientes da casa. Pode ser a sala, ou o quarto e até mesmo somente o banheiro. O que mais atrai são a criatividade, a competência estética e as soluções incríveis que Cristina mostra a cada programa. Com custos baixíssimos, ela utiliza objetos que as pessoas já tinham em casa e dá uma “roupagem nova” ao cômodo.

De acordo com o gosto do cliente, ela pode deixar tudo mais clean ou mais colorido. As mudanças implicam em colocar novas forrações aos estofados, novas cortinas, improvisar nos acessórios, nos enfeites. Cristina também não pensa duas vezes na hora de retirar móveis obsoletos ou de mau gosto do cômodo. Os pallets são seu trunfo na maioria das transformações. Os estrados de madeira utilizados por empresas para armazenagem de materiais, após um bom tratamento ou pintura, logo viram belas e baratíssimas estantes.

Infelizmente, o Viva usa o programa como uma espécie de “coringa”, para tapar buracos que possam acontecer entre um programa e outro. Como os canais fechados têm o compromisso de cumprir o início dos programas em hora cheia, e muitos deles vêm de canais abertos, nos quais não há esse rigor, esses buracos acontecem. E assim, o “Decora Brasil” nem é citado na grade de programação do Viva. Ele pode entrar no ar a qualquer momento. Nessa quarta-feira (19), por exemplo, foi exibido depois de “O Rei do Gado”, pois a novela terminou bem antes das 17h30, horário da reprise do “Mais Você”. Também tem sido exibido várias vezes após o programa de Ana Maria Braga. É uma pena para o público do “Decora Brasil”, que só vem crescendo, mesmo sendo reprise. Mas uma reprise que está repercutindo tanto ou quem sabe até mais do que quando era inédito.