domingo, 7 de abril de 2013

“Sob Medida”: Uma mistura de tudo que já existe em programas de transformação, nova atração da Rede TV! peca pela falta de simpatia e carisma da apresentadora


Há cerca de um mês no ar, o “Sob Medida”, apresentado por Daniela Albuquerque nas noites de quinta-feira na Rede TV! , é uma cópia descarada do “Queer Eye For The Straight Guy”, do canal Fox. Semelhante também a quadros de transformação de outras atrações brasileiras, o programa traz, além da apresentadora, quatro “assistentes”, responsáveis cada um por uma área da transformação à qual o programa se propõe a oferecer aos candidatos selecionados via internet. Como colaboradores de Daniela estão Léo Muqui (moda), Kadu Dantas (estilo de vida), Thiago Braga (cabelo e maquiagem) e Caio Paoliello (decoração).

A audiência no horário pode até ter melhorado naquela faixa, segundo divulga a própria emissora, dirigida por Almicare Dalevo, marido da apresentadora. Mas em termos de apresentação, Daniela ainda precisa fazer pós-graduação em termos de simpatia, carisma e desenvoltura para assumir o comando de um programa. Na verdade, nas experiências anteriores a ex-modelo também não se arriscou a ancorar sozinha. Em “Dr. Hollywood” o astro era o Dr. Rey, e no “Manhã Maior”, ambos também da Rede TV!, ela teve primeiro a escada de Keila Lima, que saiu de cena manifestando ao vivo sua insatisfação pela puxada de tapete que levou de Daniela. No lugar de Keila entrou Regina Volpato, que literalmente a engoliu e continua sozinha no comando da atração.

Na estreia do “Sob Medida”, o convidado era um advogado que não gostava de tomar banho, trabalhava em casa em meio a uma verdadeira bagunça, tinha aparência péssima e um visual desleixado. Ele e sua casa foram repaginados. Nessa quinta-feira (4), o prêmio da transformação foi para um casal de jovens à espera do primeiro filho. Os pais de primeira viagem nada sabiam sobre gestação e cuidados nos primeiros meses da criança. Tiveram aulas, instruções e o quarto do bebê foi todo redecorado após Daniela ter se surpreendido com seu estado. Surpresa, aliás, é o que ela mais manifesta o tempo todo e com tudo. E as "mudanças" realizadas pelo quarteto não chegam a ser um primor de bom gosto.

A edição é até criativa, com muitos efeitos digitais. Mas falta naturalidade, tanto da apresentadora quanto de seus colaboradores em cena. Os gritos de “Vamo que vamo” e “Animação! Animação” destacam uma alegria forçada. As caras de espanto de Daniela dizendo “Me segura que eu vou desmaiar” dão um tom exageradamente dramático às suas encenações. E as tentativas de fazer piada de Kadu, Thiago, Léo e Caio estão mais para clichês batidos que já perderam a graça. Enfim a afetação coletiva do grupo está longe de fazer qualquer um deles brilhar em cena.



Mais Rede TV! em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/03/teste-de-fidelidade-quase-dez-anos.html

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/10/se-liga-brasil-enquanto-regina-volpato.html