quinta-feira, 18 de abril de 2013

“Da Vinci’s Demons”: Serie do Fox traz visão sensacionalista ao querer desbravar fatos da juventude do gênio Leonardo da Vinci

Mesmo não se apresentando como uma obra fiel à realidade, “Da Vinci’s Demons”, série produzida pela norte-americana Starz e que estreou no Brasil no canal Fox na terça-feira (16), deixa a desejar ao adotar uma linguagem que beira o sensacionalismo ao ter a pretensão de revelar a história não contada sobre a juventude de Leonardo da Vinci, um gênio italiano renascentista do século XV. Escrita por David Gover, o mesmo autor de “Batman Begins”, e tendo Tom Ridley, de “Segredos de Estado”, como protagonista, a série já começa pecando ao mostrar o pintor usando drogas misturadas ao tabaco. Seria esse o maior demônio que afligia o gênio na opinião de Gover?

Espera-se que nos próximos episódios, mesmo não havendo a intenção de ser factual, que se mostrem fatos realmente relevantes que fizeram do jovem em seu período morando em Florença o homem que fez história por seu talento como artista, inventor e espadachim, que se debatia entre a realidade em que vivia e seus sonhos e ideais.

A primeira temporada tem oito episódios produzidos, mas, devido ao sucesso em sua estreia nos Estados Unidos, onde se encerrará em junho, já garantiu uma segunda, a ser exibida no ano que vem. Resta saber se no País de Gales, onde será ambientada a próxima fase, a genialidade de Da Vinci será mais e melhor valorizada.