domingo, 31 de março de 2013

“TV Xuxa”: Especial pelos 50 anos de vida supervaloriza tempo de carreira, mas vale pelos atos de filantropia da apresentadora


Pedro Bial parecia estar apresentando a final da cinquentagésima edição do “Big Brother Brasil”. Maria da Graça Meneghel parecia estar conclamando sua aposentadoria. E tudo transcorreu em clima de festa. Merecida, sim, se Xuxa estivesse completando 50 anos de carreira. Mas 50 anos de idade soa como um festim falsamente programado.

O programa foi bem feito, momentos de emoção, edição caprichada, tudo bem, mas eram 50 anos de aniversário de vida, não de carreira. Não lembro de ter assistido a um especial pelos 50 anos de vida de Tônia Carrero, Laura Cardoso, Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Antonio Fagundes e tantos outros muito mais importantes para o cenário artístico.

Como pedia o momento, muitos elogios, muita exaltação, e divulgação de seu lado humanitário. Precisava? Se a intenção é ajudar sem compromisso esse marketing poderia até ter soado como um “faço o bem e olho a quem”. Mas, o que importa é que Xuxa faz o bem também! E que bom termos pessoas como ela tendo coragem de divulgar e assim tornando-se exemplos. Que tal outros artistas sairem do esconderijo e divulgarem o bem que fazem e assim servirem de exemplos?

Ou será que esses outros não contribuem sem um cachê em troca?