sexta-feira, 29 de março de 2013

“Agora É Tarde”: Danilo Gentili se perde na mesmice das suas mesmas piadas rasas quando há assunto sério a ser discutido


Danilo Gentili não quis, ou não pode, se comprometer, e fez uma entrevista corriqueira com um convidado que atualmente gera a expectativa de declarações e perguntas igualmente contundentes no “Agora e Tarde” dessa quinta-feira (28), na Band. Ao receber para entrevistar Marco Feliciano (PSC-SP), o pastor deputado que tem pedida a exumação de sua indicação à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara os Deputados, é acusado de racismo e homofobia, Danilo fez o que há de pior: não quis se comprometer.

Suas perguntas foram pouco inteligentes, não soube contestar, não se posicionou. Ele até tocou em temas como o aborto, pesquisas com células-troncos, união homoafetiva e a pressão que o parlamentar tem sofrido para deixar o cargo político. Mas deixou sempre muito mais espaço para Feliciano tentar se defender, dizendo que não tem nada contra os gays. “Se eu tivesse um filho gay, daria muito amor a ele. Afinal, filho é filho”, amenizou o deputado. Sobre a acusação de racismo, o deputado amenizou: “Não sou racista, apenas escrevi uma afirmação bíblica que os negros foram amaldiçoados por Noé!”.

Para piorar, o programa tentou amenizar o assunto mostrando vídeos com tom de ironia do deputado Marco Feliciano na internet. Lamentável levar apenas para o lado do humor um assunto tão sério como esse. Que Danilo Gentili entenda que, a exemplo de Chico Anysio, não se pode na TV se render unicamente ao humor nos palcos. Ele precisa perceber que na TV a piada única e exclusivamente não se sustenta por si só.