sábado, 9 de março de 2013

“Caldeirão do Huck”: Mãe sufoca mágoas e tristezas e sem fazer teatro emotivo diante das câmeras dá exemplo de equilíbrio e firmeza para tentar salvar filho das drogas

Voltar a repetir que Luciano Huck se superou em mais um quadro comovente no “Caldeirão do Huck”, como aconteceu nesse sábado (9), é repetitivo e poderia ser até desnecessário. Mas a reportagem que o apresentador fez na Rodoviária Tietê, em São Paulo, teve uma personagem que chamou muito mais a atenção: a mãe de um dependente químico que Huck conheceu no meio de uma multidão no terminal, durante a gravação. O jovem tentou enganar a todos contando mentiras sobre sua história de vida. A produção do programa correu atrás e após encontrar a mãe e a irmã dele, descobriu a verdade: aos 18 anos, ele já se drogava desde os 13, vivia nas ruas e não procurava a família, que mora no interior, como havia dito.

No encontro promovido por Luciano Huck entre a mãe, a irmã e o jovem, o que se viu foi uma mulher sofrida, que estampava no semblante sinais de já ter passado situações impossíveis de se imaginar. Ela já tinha tentado recuperar o filho, internou-o numa clínica, onde ele continuava se drogando. Diante das câmeras no encontro-surpresa, o jovem, com olhar perdido, fala arrastada e comportamento confuso, admitiu que roubava a própria mãe para comprar drogas. Sabe-se lá a que ponto de agressão a ela não deve ter chegado na obsessão e desespero nos momentos de abstinência.

A postura da mãe, que foi implacável com o filho e o colocou contra a parede para assumir a responsabilidade de decidir se aceitaria ou não a ajuda do programa para se internar e tentar mudar seu destino, merece elogio. “Se você quiser se curar eu estou do seu lado, mas nesse caminho das drogas eu não te acompanho”, afirmou ela. Alguns podem ter considerado essa atitude fria. Eu considerei lúcida, equilibrada e nitidamente difícil para ela de assumir. É claro que cada caso é um caso, mas só ela sabe o que já passou e soube dar um tapa nas costas do filho para ele ir para frente e não ficou apenas passando a mão na cabeça, ajudando-o a se afundar cada vez mais. 

Sem falar que em nenhum momento ela demonstrou pensar nos cinco minutos de fama que poderia ter ali, não se debulhou em lágrimas nem posou de vítima diante das câmeras.  Pelo contrário, até disse que se Luciano Huck tivesse levado o jovem para tentar ganhar R$ 30 mil no palco, como era a proposta inicial, o destino do dinheiro seriam as drogas. Um exemplo de desapego ao dinheiro e de sacrifício dos próprios sentimentos e das próprias emoções em nome da recuperação do filho. A oportunidade dada ao jovem valeu muito mais pela mãe do que por ele próprio. E o apresentador teve sensibilidade para perceber isso. 




Mais "Caldeirão do Huck" em:


http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/01/caldeirao-do-huck-arquivo-de-verao-traz_5933.html