terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

“O Mundo Segundo Os Brasileiros”: Vale rever brasileiros desvendando facetas das cidades estrangeiras onde estão morando

Podem não ser inéditos, mas os episódios de “O Mundo Segundo os Brasileiros” que estão sendo reprisados mostram que ainda há um pouco de vida inteligente nas noites de segunda-feira na Band.  A série percorre os principais roteiros turísticos do mundo, com as peculiaridades de cada lugar contadas por brasileiros que estão vivendo fora do Brasil. Apesar do formato documental, é em tom descontraído que eles narram as várias facetas da cidade que escolheram para morar, com dicas, roteiros e histórias, que interessam não só a turistas como também a simples curiosos de outras culturas.

A primeira temporada foi exibida ano passado. E, nessa segunda-feira (6), valeu a pena rever as curiosidades do programa gravado em Barcelona, capital da província da Catalunha, na Espanha. O garçom paulista Marcelo, de 32 anos, que mora lá há três, mostrou em um estádio as diferenças das emoções dos torcedores espanhóis de futebol ao assistirem a uma partida do Barça. A arquiteta e DJ Marise, de 38 anos, após abrir sua casa para a reportagem, um apartamento num prédio de mais de 300 anos, fez um passeio por prédios históricos da cidade, como o Templo de Augustus, a Sala das Cem Colunas e obras do artista catalão Antonio Galdí expostas em praça pública. A jornalista Ana Beatriz, 36 anos, mostrou a redação do site do jornal La Vanguardia, onde trabalha, e revelou segredos da cozinha mediterrânea, passeando pelo Mercado La Boqueria e visitando a cozinha de seu restaurante favorito na cidade.

Outros brasileiros que fixaram residência em Barcelona também mostraram como é seu cotidiano, a vida cultural diurna e noturna, os agitos nas boates e bares, os hábitos dos frequentadores da praia, onde o topless é a coisa mais comum do mundo, e até como funciona o sistema de transporte na cidade. Curioso foi ver a publicitária paulista Valéria, de 34 anos, que mora lá há seis, mostrar, no programa exibido em janeiro de 2011, como funciona o sistema de aluguéis de bicicletas que ela utiliza todos os dias para ir para o trabalho. É exatamente o mesmo da BikeRio, as chamadas “laranjinhas”, bicicletas alugadas pela internet ou telefone celular que começaram a circular no Rio de Janeiro há seis meses. 

O programa é baseado no original argentino “Clase turista: el mundo según los argentinos”, criado pela Eyeworks. O mais interessante é que, diferentemente das tradicionais atrações de turismo, não é feito por repórteres ou especialistas no assunto, mas por brasileiros das mais diversas profissões que dão sua visão na posição de moradores com conhecimento de causa de todos os detalhes que poderiam ficar ocultos a quem é de fora.

A emoção de cada um pode ser sentida nesse episódio de Barcelona em que, no final, cada um revelou um pouco do sentimento que sente em relação a morar longe do Brasil: falta dos amigos, da família, do sorriso espontâneo, do mar, da praia, da natureza. E todos sentem que um dia ainda vão voltar, porque em outro país “você sempre é um estrangeiro, nunca é parte daquele lugar”.

A primeira temporada de “O Mundo Segundo os Brasileiros”, exibida em 2011, teve dez episódios, gravados em Jerusalém, Tóquio, Amsterdã, Barcelona, Hong Kong, Lisboa, Roma, Pequim, Nova York e Cidade do México. No começo de janeiro houve três episódios da segunda temporada, mostrando inéditos em Miami, Londres, Berlim. As reprises começaram há três semanas. Vale rever as reprises. Mas vale mais ainda torcer por mais inéditos.