sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

“Aquele Beijo”: Luís Salém, um ator com talento para o humor, também emociona vivendo um travesti na novela das sete



Luís Salém já merecia há muito tempo a chance de mostrar seu talento com um personagem de linha de frente de uma novela como está acontecendo em “Aquele Beijo”, novela das sete da Globo. Inicialmente aparecendo discretamente, sua personagem, a travesti Ana Girafa, tem sido destaque nos capítulos que estão indo ao ar, em que foi revelado que ela é, na verdade, José Rubens, o filho que a maquiavélica Marushcka, interpretada por Marília Pêra, abandonou ainda bebê.

E olha que a missão do ator não é fácil na trama de Miguel Falabella e Maria Carmen Barbosa. Salém costuma chegar duas horas antes do início das gravações para, literalmente, se montar. Apresentar aquele visual feminino da cabeleireira não é fácil, além de maquiagem e peruca, ele coloca enchimentos de bunda e peitos, cílios postiços, e ainda pinta as unha. Isso sem falar que também precisa raspar diariamente com gilete os pelos de braços e colo.

A estreia de Salém na Globo foi há quase doze anos, quando apareceu fazendo um repórter que nem nome tinha na minissérie “Desejo”. Depois vieram participações menores em outras novelas, até que, em 1996, em “Salsa & Merengue”, também de Falabella e Maria Carmen, ele chamou a atenção no papel de Lázaro, que venceu o hilariante concurso Garoto Vintém. No ano seguinte, teve destaque como o cabeleireiro Beny, no remake de “Anjo Mau”. Mas voltou a engrossar o elenco de apoio de outras produções da emissora, como “A Turma do Didi” e “Zorra Total”. Sem reclamar nem bater ponto em programas de fofocas que adoram instigar artistas que enfrentam a difícil concorrência do mercado e acham que vão resolver o problema criando polêmica, o ator soube esperar o momento de voltar a brilhar.

Até porque, Salém é um artista, não é uma celebridade. Seu talento para o humor faz dele um artista pronto para cenas cômicas. Mas, acima de tudo, ele é um ator. Um ator que também vive a dor de um personagem, como tem acontecido quando Ana Girafa tenta justificar o fato de aceitar o cortejo de Tibério (Hugo Gross), que a assedia apenas de olho em seu dinheiro. Ana Girafa emociona quando diz preferir pagar as contas para um homem que a trata como mulher, mesmo sabendo que ele não é sincero, do que continuar sozinha. É claro que isso deve mudar daqui para frente, e é o que se espera. Afinal, Ana Girafa já conquistou a simpatia de fãs que torcem por ela. Graças à entrega de Luís Salém.



.