sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

“As Brasileiras”: Claudia Jimenez esbanja uma sensualidade deliciosamente divertida e prova que beleza não é fundamental



Mesmo sem se enquadrar nos padrões de beleza da mulher esguia, loura e alta, Claudia Jimenez sempre soube aplicar seu dom de comédia para dar a suas personagens um toque de sensualidade deliciosamente divertida. Já acontecia com Dona Cacilda e seu famoso bordão “Beijinho-beijinho, pau-pau”, ou quando fez par com Reynaldo Gianecchini em “As Filhas da Mãe”. Tem sido assim com a fogosa Mãe Iara em “Aquele Beijo”. Já na série “As Brasileiras”, fazendo parte de um time de belas atrizes protagonistas, Claudia se superou ao mostrar uma outra faceta de seu talento estrelando o episódio “Augusta, a inocente de Brasília”. Sem apelar para caricaturas, a atriz conseguiu com sua naturalidade valorizar um texto simples, sem grandes pretensões, mas coerente e em cima de um tema totalmente acessível e atual.


No episódio, ela interpreta uma contadora apaixonada por seu chefe, Dantas (Edson Celulari). Inocente, ela nem percebe que é usada por ele para servir de laranja em um esquema de corrupção. Ao descobrir que foi enganada, Augusta dá a volta por cima e mostra a todos que não é tão ingênua quanto parecia. Até lá, também é ludibriada pela melhor amiga, Verinha, velhinha viciada em bingo interpretada por Suely Franco. Sempre bom matar a saudade dessa atriz que fez a Dona Benta do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” nas temporadas de 2005 e 2006. Destaque ainda para o sempre marcante Ary Fontoura, intérprete de Jardel, o dono de uma concessionária, e Flavio Bauraqui, o matador de aluguel que não consegue dar cabo de Augusta, mas deixa sua marca registrada no episódio.

Daniel Filho, diretor geral da série, já tinha dito em entrevista ao site oficial da TV Globo que sua intenção não é mostrar apenas mulheres bonitas e exuberantes em "As Brasileiras". “Eu queria tirar do seriado o aspecto de que ele é ligado exclusivamente às mulheres que saem de biquíni, ou simplesmente conhecidas, não só pelo talento, mas por sua enorme beleza”, disse ele. Conseguiu. E, graças ao talento de uma atriz como Claudia Jimenez, que não é um protótipo de beleza, e a uma história que tem tudo a ver com a realidade do dia-a-dia de todos os brasileiros, o segundo episódio da série foi muito melhor do que o primeiro.