sábado, 25 de fevereiro de 2012

“As Brasileiras”: O falecido roubou todas as cenas do episódio “A Viúva do Maranhão”

Um dos pontos positivos de “As Brasileiras”, sem dúvida, é o passeio pelas belezas naturais mostradas através das imagens e curiosidades locais contadas através da narração de Daniel Filho. O que não foi diferente na abertura de “A Viúva do Maranhão”, exibido nessa quinta-feira (23), cujas cenas externas foram gravadas nos Lençóis Maranhenses.

Dirigido por Tisuka Yamasaky, o episódio conta o drama de Ludmila (Patrícia Pilar), viúva de um influente político do Maranhão, Justos Barreto (Daniel Filho), idolatrado por todos até após a morte. Seu dilema começa quando ela se vê atraída pelo antigo assessor do falecido, Edson (Marcello Antony). Apesar de incentivado pelo contador de Justos, Peçonha (Leopoldo Pacheco), para investir na viúva, Edson não tem coragem de trair a imagem do morto. Até descobrir que Justos não era tão justo quanto todos imaginavam.

A presença de Daniel Filho, no entanto, dominou o episódio, no qual Patrícia Pilar era a protagonista, fazendo uma mulher que tentava se manter fiel à memória de seu falecido marido. Que, por sinal, é ninguém menos do que o diretor, cuja figura aparece na pintura de um quadro. Houve certo exagero nas intervenções da narração, recheada de adaptações de ditados populares e frases de parachoque de caminhão, deixando pouco espaço para que os próprios personagens se manifestassem. O texto de Marcelo Saback teve boas frases de efeito, mas parece ter sido escrito principalmente para Daniel, que a todo momento intervinha também para complementar o que estava sendo dito pelos atores.

Circulando por fora, quem realmente mereceu destaque nessa história foi a atriz Suzana Faini, interpretando Dona Diva, mãe de Ludmila, fazendo um humor sarcástico com suas tiradas diretas tentando jogar a filha nos braços de Edson. Apesar de não serem originais, as situações de flashes de imaginação, como quando Edson “vê” Ludmila com uma lingerie preta se insinuando sensualmente para ele na cama, ou quando Ludmila tem uma visão dele numa banheira cheia de espumas, deram um toque que tirou um pouco o episódio do trivial. No mais, o encerramento com a figura de Daniel Filho no quadro dando um sorriso à la Mona Lisa, mostrou que este episódio cairia melhor em uma série chamada “Os Brasileiros”, já que foi uma figura masculina que dominou a cena.