domingo, 26 de fevereiro de 2012

"Esquenta": Precisa de maior cuidado na edição, senão o interesse do telespectador esfria, apesar de toda a 'animação privada'


Confesso que nunca consegui assistir até o fim ao “Esquenta”, atração dominical da Globo. Aquela exaltação repetitiva e exagerada dos músicos cantando o tema do programa, que tem a apresentadora do próprio, Regina Casé, como tema central, dava uma certa agonia. O fato de ela também ficar o tempo todo se posicionando diante das câmeras para brilhar soberana também incomodava. Mas eis que, nesse domingo (26), não só percebi uma mudança de hábito na apresentadora, como também um momento especial e comovente, que foi o que ela entrevistou Cris, uma ex-jogadora de pólo, de 43 anos, mãe de cinco filhos, com idades entre 16 e 26 anos, que já foi tetraplégica e hoje é um exemplo de quem sabe lutar e recomeçar a própria vida. A história foi comovente sem ser apelativa.

Além disso, foi divertido o concurso entre candidatos cantando “Ai Se Eu Te Pego”, em vários idiomas, como árabe, turco, francês e alemão. Assim como a entrevista com o ator Marcelo Serrado, que interpreta o Crô em “Fina Estampa”. “Ele vai ter que ir para uma clínica de reabilitação”, brincou a apresentadora referindo-se a como Marcelo vai agir após o fim da novela.

Amenizado o excesso da música “Alô Regina! É tão gente fina que sabe chegar”, de Arlindo Cruz, numa ode à apresentadora, o problema agora é a edição. Na entrevista com Cris, passou de uma imagem em que as duas estavam de pé para outra em que a entrevistada estava sentada. O bate-papo com Marcelo Serrado também foi interrompido bruscamente pela chegada dos jogadores Léo Moura e Vagner Love. Até no momento de fazer uma homenagem ao Exaltasamba, depois de algumas lágrimas programadas, houve um corte de edição brusco, perceptível até para amadores, que passou da imagem dela abraçada com o grupo para outra, ela afastada, lendo um poema de Carlos Drummond de Andrade. Se a emoção era sincera, por que a edição?

Alô Regina! Não adianta povoar o estúdio de celebridades, como Carolina Dieckmann, Fernanda Paes Leme e Fernanda Souza, como aconteceu nessa última edição, se não houver um cuidado no tratamento final do programa. Aí o esquenta esfria...

.