sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

“As Brasileiras”: Selvagem de Santarém traz um bom texto, mas quem rouba a cena são as locações e os personagens que circulam em torno do casal principal



A maior estrela do episódio “A Selvagem de Santarém”, da série “As Brasileiras”, exibido nessa quinta-feira (16), foram as belas paisagens de Santarém, no Pará, uma das cidades mais antigas do Norte do Brasil. As belezas da Floresta Amazônica foram fundamentais para valorizar texto e elenco. Não que enredo e atores tenham deixado a desejar, mas não fosse um tratamento estético das direções de fotografia e de arte, a história teria ido rio abaixo.

O episódio mostra Araí, interpretada por Suyane Moreira, uma índia que sonha viver na cidade grande e que ao conhecer o antropólogo Diogo, personagem de Danton Mello, vê nele a única chance de finalmente sair da floresta. É a primeira protagonista de Suyane, que já interpretou outras indígenas, como Ianká na minissérie “Amazônia”, e Iaru, a índia que aparecia nas visões de Estela, personagem de Cleo Pires na novela. E a atriz não fez feio.

Sem menosprezar os protagonistas, Suyane e Danton, as participações de Claudio Torres Gonzaga, Fábio Porchat e Cláudio Tovar foram decisivas, Tovar deu um banho no papel do “índio” antenado. A presença do ator, com certeza, trouxe de volta o humor simples e realmente engraçado. Coisa que está muito em falta hoje em dia.

Só não entendi por que escolheram para essa história Suyane, que é cearense, e não Dira Paes, que é paraense e será a protagonista do episódio sobre o Espírito Santo na mesma série. Não me digam que é para não ter o compromisso de ligar cada atriz ao seu estado de origem, porque Xuxa, que é gaúcha, fará a fofoqueira de Porto Alegre, e Ivete Sangalo, que é baiana, será a desastrada de Salvador.

Mas, isso é o de menos. Afinal, são e somos todas brasileiras...