segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

“Fina Estampa” e “A Vida da Gente”: Tramas abordam maternidade e paternidade de crianças geradas por inseminação



Os capítulos de “Fina Estampa” e “A Vida da Gente” de sábado (18) trouxeram como ponto alto uma polêmica semelhante: a questão da maternidade e paternidade biológicas de crianças geradas a partir de inseminação. O assunto deve esquentar ainda mais essa semana. Em ambos os casos, os personagens que reivindicam seus direitos recorreram à Justiça. Mas, independentemente da solução dada pelos autores das duas tramas, é uma situação que divide opiniões e é bem difícil se chegar a um senso comum. Afinal, cada caso é um caso e envolve diversos pontos de vista que podem ir desde a parte emocional quanto material.

Na novela das 18h, de Lícia Manzo, o vencedor da disputa já é sabido: Lourenço (Leonardo Medeiros) ganhará a guarda do filho, Tiago (Kaic Crescente). No capítulo de sábado, na audiência diante do juiz, numa participação especialíssima de Sérgio Mamberti, as máscaras de Jonas (Paulo Betty) e Cris (Regiane Alves) caíram graças aos depoimentos de Nanda (Maria Eduarda) e Lorena (Júlia Almeida), que deixaram clara a falta de atenção do casal com o filho. Depoimentos corroborados por uma funcionária de um shopping que testemunhou contando que o menino já havia sido esquecido pelos pais em uma loja.

A questão de Tiago começou quando Cris, recém-casada com Jonas, não sossegava querendo ter um filho. Como o advogado era vasectomizado e não poderia realizar seu desejo, ela decide recorrer à inseminação. Para ter uma criança com o “sangue da família”, Jonas oferece R$ 2 milhões ao irmão, Lourenço, pelo esperma dele. Passando por dificuldades financeiras, o escritor e professor desempregado aceita a oferta. Mas, anos depois, ao saber que o menino não tinha o amor dos pais, ele se aproxima e decide pedir a guarda como pai biológico. O veredicto do juiz ficou para essa semana, mas, como a novela está em sua reta final, já é sabido que Lourenço não só terá seu filho como ainda vai reatar com a ex-mulher, Celina (Leona Cavalli), que sempre desejou ser mãe e está grávida.

Já em “Fina Estampa” a questão é mais complexa. Quem está no olho do furacão é Danielle (Renata Sorrah), a médica responsável por ter usado o esperma do próprio irmão, morto em um acidente, e o óvulo doado por Beatriz (Monique Afradique), ex-namorada dele. E, pior, foi obrigada a quebrar o sigilo dos doadores após sua secretária, Glória (Mônica Carvalho), ter descoberto tudo. Danielle não só infringiu o código de ética como também provocou uma guerra entre duas mães: Beatriz, que doou o óvulo sem saber que ele seria fecundado com o esperma de seu grande amor, com quem sonhava ter um filho, e Esther (Julia Lemmertz), a mulher que gerou a criança. Depois do escândalo em público ao ser abordada por repórteres no sábado, Danielle ainda terá seu consultório todo destruído.

A diferença entre as duas novelas é que enquanto em “A Vida da Gente” Lourenço estava consciente de quem receberia a doação de seu esperma, em “Fina Estampa” este conhecimento não havia da parte de Beatriz. E ao saber que Victoria, a filha de Esther, havia nascido graças a doações dela e do ex-namorado, a jovem se achou no direito de reivindicar a menina. Esther, por sua vez, não tinha a menor noção da procedência das doações usadas em sua fertilização in vitro. Fez planos, encarou nove meses de gestação e um parto sozinha, já que o marido, Paulo (Dan Stulbach), contrário à ideia de ter “um filho de outros”, separou-se dela no começo da gravidez. Agora, com o escândalo, ele voltou a se reaproximar e até ajudar a cuidar da bebê. Mas a questão parece que também só será resolvida nos tribunais.

A exemplo do que aconteceu em “Barriga de Aluguel”, quem sabe o autor Aguinaldo Silva também não resolva fazer uma maternidade compartilhada entre Esther e Beatriz?
Na novela de Glória Perez, exibida em 1990, as personagens de Cássia Kiss e Claudia Abreu encerraram o último capítulo passeando juntas com a filha, gerada pela segunda com o esperma do marido da primeira. O desfecho emocionou a todos.