sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

“American Idol”: Muito do mesmo, mas ainda uma boa opção para quem gosta do gênero reality show musical


Chegando a sua décima primeira edição, seria inevitável não perceber um certo desgaste no formato de “American Idol”, reality show musical americano que estreou no Brasil na terça-feira (7), no Sony. O site do próprio canal chegou a criar um factóide dizendo que fãs estavam especulando de que haveria apresentação do Aerosmith na premiere do programa. Não colou, pois, já que a nova temporada tinha estreado há três semanas nos Estados Unidos, todo mundo sabia que não teve nenhum show de Aerosmith.

Repetitivo ou não, continua sendo uma opção que atrai público para as gracinhas e briguinhas ensaiadas pelos jurados Randy Jackson, único remanescente desde a primeira edição do programa, o vocalista do Aerosmith Steven Tyler e a atriz Jennifer Lopez, que, após alguns boatos de desistência, renovaram seus contratos e continuam no posto. E também não há como não se render às histórias curiosas, e às vezes até mirabolantes, de alguns candidatos. Não é à toa que já atingiu a marca de dez indicações ao Emmy Award e revelou cantores como Kelly Clarkson, Taylor Hicks e David Cook entre outros.

Na tentativa de apresentar alguma novidade e tornar as edições mais ágeis, as audições estão ocorrendo em lugares diferentes, como num estúdio montado em um porta-aviões. Os três jurados, juntamente com o apresentador Ryan Seacrest, já gravaram audições em Savannah, Aspen, St. Louis, Portland, San Diego, Pittsburgh, e Galveston em busca do novo ídolo americano.

Mas os responsáveis pelo diferencial continuam sendo mesmo os candidatos. Como a histriônica Jessica Whitely, que permitiu a Steven Tyler - cada vez mais parecido com o nosso Serguei – carregar ainda mais nas suas caras e bocas. E Jane Carrey, filha do ator Jim Carrey, de 24 anos, que foi eliminada na fase de Hollywood após cantar “Looking Out My Back Door”. O que colocou por terra as críticas de que tinha sido aprovada nas duas etapas anteriores por ser filha do ator e estar sendo privilegiada.

E teve ainda a jovem Symone Black, de 16 anos, que, enquanto ouvia a opinião do jurado depois de ter cantado “(Sittin’ On) The Dock of the Bay”, começou a cambalear, desmaiou e despencou do palco, batendo com a cabeça. O incidente pegou todos de surpresa, já que o tombo foi de uma altura considerável. A atração foi encerrada assim que os médicos entraram para socorrer a candidata. Há quem diga que foi mais um golpe de mestre da edição, que deixou no ar a expectativa sobre o que teria acontecido com a jovem para, assim, atrair a audiência para o programa seguinte.

Ou seja, tanto lá quanto cá, o suspense é a alma do ibope.

.