terça-feira, 12 de março de 2013

“Jornal Nacional”: Telejornal pisa na bola ao privilegiar apresentadora, desrespeitando mais de uma década de dedicação de repórter correspondente do Vaticano


Ilze Scamparini não é tratada como celebridade como acontece com Glória Maria, ambas da Rede Globo. São duas repórteres de primeiro escalão do jornalismo da emissora que construíram suas carreiras principalmente pela garra e competência. Mas Ilze poderia ter sido tratada com um mínimo de gratidão pelos seus quase 15 anos de dedicação como correspondente no Vaticano. De origem italiana, e mesmo que não fosse, a repórter manifesta paixão e entrega no que faz. Causou estranheza e até antipatia o “Jornal Nacional” ter enviado Patrícia Poeta para o Vaticano para fazer o anúncio do novo Papa.

É no mínimo uma falta de consideração com a jornalista que dedicou mais de uma década de sua vida a cultivar fontes, estudar e conhecer os preâmbulos do Vaticano, de repente ser relegada a segundo plano para deixar brilhar uma apresentadora caída de paraquedas. No "Jornal Nacional" dessa terça-feira (12), foi visível a diferença de comportamento e o desconforto entre as duas quando apareceram juntas no vídeo. Patrícia Poeta, toda trabalhada no figurino de inverno, usava até luvas de couro, diante de uma Ilze sem exageros de proteção, perfeitamente adaptada ao clima local.

Ilze deu suas informações, sempre completas, sempre bem apuradas, sem voltar os olhos para uma Patrícia sem graça e visivelmente incomodada de não estar sendo bajulada por uma repórter. Repórter essa atuando em seu próprio território. Confiante, consciente, segura de sua competência. Coisa que faltou à apresentadora, preocupada apenas em estar bonitinha e na moda.