segunda-feira, 21 de maio de 2012

“Globo de Ouro”: Sucesso da reprise do programa dos anos 80 mostra que o público quer mais musicais com seus ídolos e não apenas realities com anônimos

“Globo de Ouro”, programa com a “parada musical do momento”, momento este, no caso, os anos 80, surpreendeu ao voltar a fazer sucesso com sua reprise no canal Viva. O que se percebe é que em meio a tantos realities shows em busca de novos cantores, há, sim, um público ávido por projetos do gênero que reúnam seus ídolos, já consagrados, em uma única atração. Talvez não seja interesse das gravadoras. Talvez elas prefiram que seus contratados compareçam apenas como convidados em programas de variedades que já sejam líderes de audiência. Ou talvez falte modéstia para alguns artistas admitirem que ainda não estejam “em primeiro lugar na parada”.

Fato é que desde a estreia, dia 3 de maio, a repercussão da reprise foi imediata. Em menos de um mês o programa, apresentado por César Filho e Isabela Garcia, colocou o canal em terceiro lugar como o mais assistido na TV por assinatura. Não foi à toa que até o “Vídeo Show”, da Globo, passou a encerrar suas edições sempre com um sucesso mostrado no “Globo de Ouro”. Nessa segunda-feira (21), o programa comandado por Ana Furtado e André Marques reapresentou Kátia cantando “Qualquer Jeito (Não Está Sendo Fácil)”, sucesso de 1988. Não por acaso, quando a cantora cega apareceu cantando no “Globo de Ouro” na segunda semana de revival do programa, seu vídeo foi o mais acessado no site do canal. Sem falar nas repercussões que continuam nas redes sociais.

O que levaria telespectadores de todas as idades a mergulharem nessa onda nostálgica? Entre os mais jovens, alguns podem estar apenas buscando uma diversão movida pelos modelitos da época, outros talvez estejam indo mais fundo e buscando uma comparação entre a qualidade do que era produzido antigamente e o que se ouve hoje. Melhor ou pior? Só o fato de levar à reflexão já é um ponto positivo.

Inicialmente reprisado de terça a sexta-feira às 23h15m, o programa ganhou mais um horário nesse fim de semana, quando passou a ser exibido também aos domingos, às 18h. Merecidamente. Afinal, além de hoje não existir um programa voltado exclusivamente às músicas mais tocadas e ser raro as atrações atuais mesclarem vários ritmos em uma única edição, no “Globo de Ouro” era possível ver artistas de diferentes segmentos reunidos em uma noite, como Rosana, Lobão, Xuxa e José Augusto. Ou Wando, Rita Lee e Roberto Carlos, atrações da noite dessa terça-feira (22).

Era a diversidade de gostos se sobrepondo e desprezando atitudes “diferenciadas” dos que se acham os reis das “bolachas pretas”, que fazia toda a diferença.