sábado, 26 de maio de 2012

“Amor Eterno Amor”: Gabriel Braga Nunes se firma no primeiro escalão ao fazer sucesso como galã romântico logo após brilhar como vilão em sua volta à Globo

Gabriel Braga Nunes é a maior prova de que quando um ator tem talento não há motivo para temer ficar marcado por um único personagem. Depois de ter interpretado brilhantemente o vilão psicopata Léo de “Insensato Coração”, novela das nove de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, exibida em 2011 e que marcou sua volta à Rede Globo, o ator vem se superando como Rodrigo, o romântico e místico protagonista de “Amor Eterno Amor”, trama das seis de autoria de Elizabeth Jhin.

No capítulo desse sábado (26), o personagem viveu mais um de seus muitos momentos marcantes quando, ajoelhado no rio que banha sua fazenda, finalmente assumiu para si mesmo seu amor por Miriam (Letícia Persiles): “Aceito as forças da natureza que guiam o meu caminho. (...) Eu quero você Miriam. Eu preciso viver isso”. Além do texto profundo, o cenário bucólico contribuiu para que as imagens ficassem plasticamente irretocáveis.

Curioso é que depois de fazer diversos vilões, que não necessariamente estavam na linha de frente do elenco, durante sete anos na Globo, em 2005 Gabriel foi para a Record, onde logo se tornou o galã da casa protagonizando o folhetim de época “Essas Mulheres”. Depois de fazer importantes papéis em outras novelas na mesma emissora, veio o destaque maior como Tony Castellamare em “Poder Paralelo”, exibida de 2009 a 2010. No ano, seguinte, Gabriel foi convidado a voltar à Globo e não fez por menos, roubou todas as cenas e, por competência própria, transformou seu personagem, o vilão Léo, no dono da história. Agora, reafirma sua versatilidade voltando à cena como um homem sensível, com poder de domar animais apenas com o olhar e preso a um amor de infância.

O personagem de Gabriel também tem seu carisma reforçado pela expectativa do público de que ele concretize logo um par romântico com a jornalista Miriam, interpretada por Letícia Persiles. A atriz, morena e com expressivos olhos verdes, está estreando como protagonista de novela. Seu único trabalho em TV tinha sido na minissérie “Capitu”, em 2008, em que fez a personagem-título jovem, vivida depois na fase adulta por Maria Fernanda Cândido. O programa, dirigido por Luiz Fernando Carvalho, que Letícia conheceu durante as gravações e com quem é casada e tem um filho, contou com algumas músicas da banda Manacá, da qual ela era vocalista. O grupo, que durou de 2002 a 2010, misturava rock a ritmos regionais. Sem entrar na questão mérito ou privilégio, a atriz está sabendo aproveitar muito bem a oportunidade que lhe caiu nas mãos. É o que conta.