sexta-feira, 4 de maio de 2012

“As Brasileiras”: No episódio “A Mascarada do ABC” há pouco ABC e a mascarada perde os holofotes para o coreógrafo




Juliana Alves considerou uma honra ter sido convidada pelo diretor Daniel Filho para protagonizar “A Mascarada do ABC”, episódio da série “As Brasileiras” que foi ao ar nessa quinta-feira (3) e ser dirigida por Cris DÁmato. Não foi à toa. Afinal, foi a primeira protagonista da atriz, que após participar do “Big Brother Brasil”, em 2003, só tinha feito papéis de coadjuvante até, sete anos depois, conquistar sua primeira personagem de destaque, a Clotilde do remake de “Ti Ti Ti”. Atualmente no ar na novela das sete “Cheias de Charme” como a cozinheira invejosa Dinha, Juliana não fez feio na série, graças também à preparação da coach Andréa Cavalcanti, ao ter a oportunidade de ser a dona da história interpretando a taxista Janice, casada com Samule, personagem de Ângelo Antônio.

A história gira em torno de um casal de taxistas, Janice e Samule, que revezam o carro, ela no turno noturno e ele no diurno. Volta e meia ela dá carona à noite para o vizinho, o homossexual Rubi, personagem de Marcelo Saback, coreógrafo de uma boate noturna. Até que uma noite a estrela principal desiste de fazer o show e Rubi convence Janice a subir ao palco. É quando ela descobre que Samule, seu marido, não só frequenta a tal boate como também se apaixona pela bailarina mascarada: ela própria.

A sinopse é muito diferente do que foi ao ar. Em nenhum momento Janice demonstra ser uma mulher que já curtiu a dança e deixou isso de lado por ter que carregar o marido e o sogro, numa ótima interpretação de Mauro Mendonça. Ensaiou uma dança uma vez?  Foi apenas uma citação perdida no meio da história. Mostrou apenas ser mais uma mulher submissa fingindo ser liberal. Também há poucas referências ao ambiente onde a história se passa.

Os melhores momentos realmente pertenceram a Marcelo Saback, que além de autor foi o personagem mais interessante da trama e com as melhores tiradas. Como na cena em que Janice compra seu primeiro vestido com o dinheiro que ganhou fazendo show na boate. “Adeus miserê, bem-vindo paetê. Assim nasce uma estrela!”, disse o coreógrafo. E quando Janice não aparece para fazer o show ele é definitivo: “Na próxima encarnação, pra não fazer de bobo, eu volto veado de novo”, sentenciou Rubi.

O que resta para as mulheres esperarem de uma série que tem essa frase como uma das mais marcantes, ou engraçadas, do episódio de uma série que se chama “As Brasileiras”???