terça-feira, 19 de setembro de 2017

“Dancing Brasil”: Jaime Arôxa rebate vaia impondo seu papel como jurado técnico e Milene sofre queda no palco na semifinal


Depois de escapar da zona de risco durante toda a segunda temporada do “Dancing Brasil”, Milene Domingues não conseguiu se salvar da eliminação justamente na semifinal, nessa segunda-feira (18), na Record. Pela votação do público, a atleta Jaque Carvalho também deixou a competição, enquanto a funkeira Lexa foi salva e disputará a final com Yuri Tamashiro e Suzana Alves. A eliminação de Milene, no entanto, não surpreendeu tanto, já que seu desempenho nunca foi dos melhores. E logo na sua primeira apresentação da noite, ela acabou levando um tombo feio enquanto dançava samba com seu coreógrafo, Rafael. Aparentemente, a falha foi mais dele, que segurou apenas as pernas da parceira, deixando o corpo dela solto no ar. A questão não foi tratada pelos jurados, Jaime Arôxa, Fernanda Chamma e Paulo Goulart Filho. Talvez como consolo, na segunda apresentação a dupla ganhou o primeiro dez de sua trajetória, dado por Arôxa, dançando cha cha cha.

Se com Milene o jurado foi generoso, o mesmo não aconteceu quando Suzana Alves se apresentou dançando salsa com seu coreógrafo, Tutu. Quando Arôxa começou a falar que esperava mais do número, a plateia não se conformou e começou a vaiar. Mas ele não se intimidou e rebateu dizendo que não estava ali para bater palma para todo mundo. “Estou aqui para fazer meu trabalho e dizer que tem que ser bem feito. O programa só é bom por causa da gente (os jurados) também. Sabia disso?”, afirmou ele, enquanto Xuxa tentou cortar o assunto chamando a outra jurada, mas se tocou que Arôxa ainda não tinha concluído seu julgamento, pediu desculpa e o deixou prosseguir. Não é a primeira vez, porém, que a apresentadora discorda claramente das opiniões do jurado. Para amenizar o clima, Fernanda e Paulo foram só elogios e deram dez para Suzana, o que acabou ajudando a livrá-la da zona de risco.

A postura de Arôxa não foi apenas um momento isolado no “Dancing Brasil” como também reflete uma questão que tem sido levantada ultimamente, que é a função que jurados devem desempenhar em qualquer tipo de competição. Papel esse que vem perdendo seu real valor em função de nem todos os programas terem a preocupação de convidar profissionais gabaritados para fazerem avaliações consistentes e imparciais. Há pouco tempo tivemos duas situações constrangedoras em duas atrações da Rede Globo: no “Dança dos Famosos” e no “Popstar”. No quadro do “Domingão do Faustão”, a atriz e bailarina clássica Carolina Kasting foi agredida nas redes sociais simplesmente por ter dado uma nota 9 após ter elogiado uma participante. Duas semanas depois, Carolina voltou a ser alvo de piada no próprio programa, com a conivência do apresentador Fausto Silva. Ora, se não há cuidado na seleção de jurados, não pode haver patrulha sobre o julgamento dos mesmos. Mas deve haver, sim, responsabilidade de quem comanda o programa de não deixar que a plateia constranja quem está com a palavra. Como aconteceu no episódio do “Popstar” em que Mônica Iozzi foi vaiada apenas por não ter apertado o botão para Alex Escobar que, diga-se de passagem, era um dos participantes mais limitados como cantor. E Fernanda Lima, como apresentadora, apenas achou graça da situação e nada fez em defesa do direito de a jurada ter opinião própria. Graças a seu jogo de cintura, Mônica não se intimidou e encarou a plateia de frente. Como fez Arôxa agora.

Ou seja, primeiro é preciso mais responsabilidade dos realizadores de competições na hora de convidar profissionais que realmente tenham aval para serem jurados conforme a área de atuação que esteja sendo alvo da disputa. E segundo, que os critérios desses profissionais sejam respeitados tanto pela plateia quanto pelos apresentadores.


Mais "Dancing Brasil" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2017/09/dancing-brasil-voto-popular-elimina.html

Sobre Mônica Iozzi no "Popstar" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2017/08/popstar-unica-jurada-fazer-avaliacao.html

Sobre Carolina Kasting no "Dança dos Famosos" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2017/09/danca-dos-famosos-carolina-kasting-e.html