segunda-feira, 11 de setembro de 2017

“Dança dos Famosos”: Ausente, Carolina Kasting é desrespeitada ao ser alvo de piada e deboche em quadro do ‘Domingão'


Deselegante e desnecessária a forma como foi tratada no “Dança dos Famosos” desse domingo (10), na Rede Globo, a nota 9 dada por Carolina Kasting para Mariana Xavier, há duas semanas quando ela participou como jurada técnica no quadro do “Domingão do Faustão”. A polêmica, que estava quieta e Fausto Silva incentivou que fosse reativada hoje, surgiu quando após rasgar elogios à performance de Mariana no forró, Carolina não deu a nota máxima esperada por ela. No ato, a atriz avaliada fez uma cara de espanto que acabou gerando memes na internet. Só que o que deveria ser apenas uma brincadeira tomou outras proporções e Carolina, que tem formação de bailarina clássica e por isso foi convidada a ser jurada técnica, passou a ser alvo de haters e a sofrer ameaças pelas redes sociais. Em um primeiro momento, Mariana saiu em defesa da outra atriz, mas, inexplicavelmente, mudou de postura e passou a instigar as manifestações contra a tal nota 9.

O absurdo começa pelo fato de alguém sentir-se tão incomodado com o fato de não receber uma nota máxima. É o cúmulo do ego inflamado. E esse absurdo toma proporção maior quando o próprio apresentador do programa resolve dar espaço para que o assunto volte à tona de uma forma debochada, grosseira e constrangedora. No vídeo em que são mostrados os ensaios dos participantes, Mariana apareceu nessa semana dizendo para seu professor, sem citar o nome de Carolina, que o caso poderia render um “processo por dano moral por quebra de expectativa”. E ainda soltou um palavrão ao responder a quem pediu para ela maneirar na demonstração de insatisfação: “Disfarça o cacete. Não sei ser assim”, afirmou ela de forma ensaiada e em um tom disfarçado de ameaça, enquanto seu coreógrafo apenas ouvia. Ficou feio, pois Carolina Kasting não estava no programa, logo foi um deboche feito pelas costas da atriz.

Para piorar, Dan Stulbach, colega de elenco de Mariana em “A Força do Querer” que estava como jurado artístico do ritmo funk, fez piada ao largar um “Você é um monstro, menina”, repetindo as palavras de Carolina, dando risada, para depois dar nota dez. O ator parecia até estar tentado reviver seus tempos de apresentador engraçadinho do “CQC”, da Band. E teve apoio da atriz Fernanda Souza, que também estava na bancada, pegou carona e disse que pretendia fazer a mesma brincadeira se fosse chamada antes, para depois dar dez. Nego do Borel, o terceiro jurado artístico, não se meteu e apenas repetiu a mesma nota máxima que já estava dando para todas as participantes. Na parte técnica, a bailarina e ex-assistente de palco de Faustão, Carol Nakamura, também deu dez, afinal ela agora está investindo na carreira de atriz e não quer queimar seu filme. O único que realmente levou a sério a sua função de analisar a parte técnica das apresentações foi o coreógrafo Octávio Nassur, que deu nota 9,7 para Mariana.

A ideia de contar com três artistas e dois bailarinos profissionais na bancada de jurados gera controvérsias no “Dança dos Famosos” desde a estreia do quadro, há 12 anos. Principalmente porque o júri artístico está mais preocupado em não criar animosidade com seus colegas e acaba achando tudo sempre lindo e maravilhoso. O que ainda salvava em anos anteriores eram os jurados técnicos. Mas nessa décima quarta edição da competição, o programa perdeu coreógrafos de peso na bancada, como Jaime Arôxa e Fernanda Chamma que estão fixos no “Dancing Brasil” da Record, e resolveu misturar profissionais renomados a atrizes contratadas da casa que também têm formação de bailarinas. Só que não tem como atrizes como Claudia Raia e Carolina Kasting fazerem um julgamento cem por cento isento de qualquer tipo de relacionamento profissional com seus colegas atores que estão dançando. Deu até pena ver Carol Nakamura cair de paraquedas na bancada, pois estava visivelmente despreparada para tecer qualquer comentário realmente técnico ou assumir a responsabilidade de dar nota a concorrentes mais tarimbadas em um meio onde ela está apenas engatinhando.

De qualquer forma, enquanto episódios constrangedores como o vivido por Carolina Kasting forem tratados com a falta de profissionalismo e a total indelicadeza como foi por parte da direção e do apresentador do “Domingão do Faustão”, cada vez mais a bancada de jurados do quadro perderá credibilidade. E menos profissionais realmente sérios vão aceitar qualquer convite para fazer parte do júri técnico.



Mais "Dança dos Famosos" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/10/danca-dos-famosos-em-plena-era-digital.html