quarta-feira, 20 de setembro de 2017

“A Fazenda”: Falhas da direção e falta de versatilidade de Justus como apresentador prejudica votação para formar primeira Roça


A formação da primeira Roça de “A Fazenda – Nova Chance”, nessa terça-feira (19), tinha tudo para ser uma noite em que a Record poderia conquistar maior audiência, não fossem os erros crassos da direção ao não saber conduzir a edição das imagens gravadas e a total falta de versatilidade e carisma do apresentador Roberto Justus. Por mais que se questione o nível de categoria na escalação dos participantes, até agora todos estão cumprindo exatamente o papel já previsto de quem se propõe a entrar nesse tipo de reality. E como o público que acompanha esse tipo de atração espera, na hora da votação não faltou confusão. Teve peão não cumprindo o combinado e votando em membros do próprio grupo, teve troca de acusações e até bate-boca com direito a palavrões, ao vivo, principalmente entre Dinei e Ana Paula Minerato. A modelo acabou levando dez votos e foi para a Roça ao lado de Monick Camargo, indicada por Flávia Viana, a Fazendeira da semana, e de Nicole Bahls, escolhida pela própria Ana. Foi boa a ideia de surpreender com uma Prova do Fazendeiro entre as três roceiras imediatamente após a votação, dentro da proposta de desestabilizar aqueles que acham saber tudo que vai acontecer por já serem veteranos em realities. Melhor ainda foi justamente a mais votada, Ana Paula, ter vencido o desafio e voltado para a sede como Fazendeira.

Lamentavelmente, Roberto Justus não tem o menor traquejo para conduzir esse tipo de programa. Para começar, é ridículo um ao vivo em que os participantes apenas ouvem a voz do apresentador. Ele poderia ao menos ser visto através de um telão. Para piorar, o problema técnico de áudio, que se verifica desde a estreia, dificultou ainda mais a comunicação entre eles. Talvez por falta de retorno, Justus não parava de falar, ignorando as manifestações dos peões. Discussões e troca de farpas rolando no palco da votação e o apresentador sempre sorrindo e seguindo seu texto no teleprompter, completamente alheio ao que estava acontecendo. E mesmo quando tomava conhecimento, não ousava sair do roteiro previamente estabelecido. Deu até vontade de parar de assistir a Prova do Fazendeiro, pois Justus atrapalhou as roceiras com suas interferências inconvenientes quando as três precisavam de concentração.

Mas a falha mais grave da noite foi cometida pela direção, assinada por Rodrigo Carelli, que está cometendo o mesmo erro de repetir as mesmas informações e imagens de forma seguida em uma mesma edição. No programa gravado de sexta-feira (15), por volta dos cinco minutos, Roberto Justus apareceu dizendo; “Ontem foi dia de prova, valendo um carro zero... E o assunto deu o que falar depois”, aí entrou quase cinco minutos de imagens com os peões falando mal de Ana Paula em diversas situações. Terminado o bloco, apareceu exatamente a mesma “cabeça” de antes com o Justus dizendo: “Ontem foi dia de prova...”, e aí sim entraram algumas imagens dos comentários sobre o sorteio do carro zero para, em seguida, Ana Paula voltar a ser assunto antes de várias sequências da lida com os animais. No fim, a única chamada gravada pelo apresentador para um episódio de quase uma hora de duração, foi repetida duas vezes e não correspondiam exatamente às situações mostradas. Ah, ele também gravou um “A Fazenda Nova Chance volta já”, para chamar os comerciais. E voltou a aparecer na Prova da Chave, que também estava gravada.

Já nessa terça-feira foi a vez de Justus chamar uma matéria e colocarem no ar a mesma sequência de imagens que já havia sido mostrada no bloco anterior, sobre outro assunto, claro. Como estava ao vivo, foi interrompida e o apresentador entrou para avisar que “agora sim”, iriam mostrar as imagens corretas. Será que não existe uma equipe de redação trabalhando em conjunto com os editores? E o que faz a direção que não revisa o material antes de jogar no ar? Ou seja, qualquer resultado negativo em relação a essa temporada não deverá ser atribuído tão somente aos peões escolhidos, mas principalmente à falta de profissionalismo dos realizadores e a incompetência Roberto Justus para comandar uma atração em que descontração, sagacidade e inteligência são fundamentais para acontecer uma devida interatividade entre apresentador e confinados.


Mais "A Fazenda" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2017/09/a-fazenda-apos-falhas-na-estreia-peoes.html