sábado, 28 de setembro de 2013

“Saramandaia”: Remake chega ao fim sem corresponder à expectativa de quem teve contato com a versão original e maculando mais um clássico da nossa teledramaturgia


Já vi remakes que me surpreenderam, como os de “Anjo Mau” e “Pecado Capital”. E há os que, definitivamente, não fazem jus ao original, como aconteceu recentemente com “Gabriela”, que desde o começo não cativou, principalmente pela escolha da protagonista. Por mais que Juliana Paes tenha se esforçado, não superou o fenômeno criado por Sonia Braga. E também por tentar se reinventar demais, como aconteceu agora com “Saramandaia”, que, definitivamente, foi uma outra história que fugiu muito do original de Dias Gomes.

Se for para se elaborar uma nova história, então que seja realmente criada uma outra trama, com novos personagens, nova trilha sonora, nova caracterização. Não entendo por que querer pegar carona no sucesso feito por um riquíssimo trabalho de dramaturgia de décadas atrás para criar uma outra história, mexer e remexer no original, e estraçalhar com as lembranças do telespectador que foi testemunha do original. Os recursos avançados de tecnologia tiraram de vez a leitura poética que havia antes.

Com toda a nova tecnologia de que os realizadores atuais têm em mão, não superaram o original produzido com muito mais competência, embora com recursos escassos, ao traduzir para a telinha a fantasia fantástica criada por Dias Gomes.  É mais uma prova de que não basta ter tecnologia avançada se não tiver mão de obra humanamente criativa.
Agora é esperar que não mexam mais no que já deu certo nem maculem outros clássicos da nossa teledramaturgia. Que tenham realmente ousadia em criar novos sucessos.