domingo, 15 de setembro de 2013

“Flor do Caribe”: Último capítulo recebe tratamento de imagens digno de estreia e faz a diferença ao dar o maior destaque à redenção do vilão da história na cena final


“Flor do Caribe”, novelas das seis da Rede Globo, chegou a seu final nessa sexta-feira (13) com um desfecho digno de uma história que evoluiu muito desde sua estreia, há seis meses. A trama escrita por Walter Negrão, que inicialmente parecia ser apenas mais um folhetim corriqueiro, girando em torno da disputa clássica de dois amigos de infância, o mocinho Cassiano (Henri Castelli) e o vilão Alberto (Igor Rickli), que cresceram juntos tentando conquistar o amor da mesma mulher, Ester (Grazzi Massafera), surpreendeu com idas e vindas se sucedendo sem muita enrolação, com desfechos rápidos.

O destaque nas cenas finais ficou, sem dúvida, com Igor Rickli. O ator estreante em novelas além de ter tido pela frente a árdua missão de ser o vilão-protagonista ainda foi bombardeado pelas críticas negativas à sua interpretação após a estreia. Mas, ele não apenas não esmoreceu como deu a volta por cima e se sobressaiu inclusive ao par romântico vivido por Grazzi e Henri. O encerramento com a redenção de Alberto, sendo salvo por Ester e Cassiano de morrer afogado, tornou ele o “dono da história”.

Vale destacar ainda a presença irretocável de Sérgio Mambertti interpretando o criminoso nazista Dionísio, levado a julgamento na Alemanha e condenado à prisão perpétua. Em tempos em que pouco se vê Justiça sendo feita, a novela trouxe um respiro ao mostrar culpados sendo punidos ao menos na ficção, como também aconteceu com o personagem Hélio (Raphael Vianna), que, mesmo após se redimir de seus erros, não escapou de levar uma pena de seis anos de prisão.

O clima festivo de “foram felizes para sempre” tem a ver com o horário em que a novela é exibida. E, apesar de no contexto geral a história não ter fugido dos folhetins tradicionais, o último capítulo primou pelo capricho do diretor Jayme Monjardim no cuidado com a iluminação e fotografia em todas as cenas. Teve um tratamento digno de capítulo de estreia.



Mais "Flor do Caribe" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/03/flor-do-caribe-novela-atual-repete-o.html