sábado, 21 de setembro de 2013

“Famoso Quem”: Uso da imagem de Tammy para atrair a atenção não ajuda a fazer a diferença em competição musical que é uma cópia do que já foi feito antes no gênero


Tammy Miranda poderia ter aproveitado a repercussão de seu elogiado trabalho em “Salve Jorge”, interpretando a policial Joyce na novela da Rede Globo exibida ano passado, para realmente se dedicar a buscar um crescimento como atriz. No entanto, seja lá por que motivos pessoais e profissionais, ela preferiu aceitar se aventurar como repórter do “Famoso Quem” no SBT, onde, certamente, Silvio Santos pensou em explorar muito mais o fato de ela ser filha da dançarina Gretchen e ser, assumidamente, homossexual. Um dia depois da estreia na noite de sábado (14), ela estava no “Programa Silvio Santos” respondendo às provocações do novo patrão: “Sou mais macho que muito homem”, afirmou ela no dominical.

Mas, em “Famoso Quem” Tammy parece mais uma dessas sub-celebridades que resolveram se aventurar como “repórter”, popularizando ainda mais a função que antes cabia apenas a jornalistas. Até porque, seu papel não requer grande experiência, já que ela está apenas repetindo o mesmo feito por conhecidos e desconhecidos em outras competições musicais da mesma emissora, como “Ídolos” e “Astros”.

Aliás, o “Famoso Quem” é uma cópia de “Astros”, só que, se antes os candidatos a se tornarem estrelas do cenário musical eram apenas anônimos, agora eles continuam sendo anônimos, mas que se auto-intitulam covers de cantores famosos. Tammy mostra a história de cada candidato e o acompanha nos bastidores e na coxia do palco de apresentação. Tipo o que era feito no “Ídolos” e exatamente igual à tarefa de André Vasco em “Astros”. A boa desenvoltura dela se perde, porém, por se tratar de mais do mesmo do que já foi feito até por quem não tinha um perfil que pudesse contribuir para o marketing do programa.

Na bancada de jurados estão o produtor musical Diego Ramiro, a ex-modelo e cantora Bruna Tang e o humorista Paulinho Serra. Ainda não conseguiram imprimir uma característica própria tanto individualmente quanto no conjunto. Não há uma personalidade mais original se destacando e falta maior interatividade no posicionamento dos três. São eles também que escolhem aqueles que vão passar por uma preparação pelas mãos da dupla que vai tentar transformá-los realmente em covers.

A dupla que treina os candidatos para as apresentações, Marcello Boffat e Lola Melnick, mostrou-se com posições distintas desde a estreia. Boffat, especialista vocal e cênico, menos preocupado por estar sendo gravado na aula, está realmente interessado em dar dicas técnicas e comportamentais. Enquanto Lola, bailarina, parece deslumbrada com as câmeras, chamando o tempo todo a atenção do foco para si mesma.

Em cada episódio os jurados decidirão quem fez o melhor show da noite e o vencedor de cada programa leva o prêmio de R$ 5 mil em ouro. Depois de ouvir todos, serão escolhidos quatro que irão para a grande final valendo um carro zero quilômetro. Ou seja, nada que se sobressaísse a tudo que já foi visto no gênero. Nem mesmo a presença de Tammy fez alguma diferença.

Fico imaginando se após “Famoso Quem” Silvio Santos não vai querer que Tammy protagonize alguma versão de folhetim mexicano, como fez com Bárbara Paz, que, após vencer o reality “Casa dos Artistas”, em 2001, teve que protagonizar no ano seguinte “Marisol”, remake de uma novela homônima exibida no México.

Mais Tammy Miranda em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/03/salve-jorge-thammy-miranda-apaga-o.html 

Mais SBT em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/06/programa-silvio-santos-sbt-lanca.html