segunda-feira, 23 de setembro de 2013

“Além do Peso”: Quadro de programa da Record é mais um a explorar pessoas que sofrem de obesidade numa disputa por audiência, mas que, ao menos, atende a anônimos realmente necessitados


Três semanas após a Globo ter estreado no “Fantástico” sua nova edição do “Medida Certa”, em que celebridades são submetidas a uma reeducação alimentar, exercícios físicos e acompanhamento médico para emagrecerem, o “Programa da Tarde”, da Record, deu a largada nessa segunda-feira (23) ao “Além do Peso”, em que anônimos buscam o mesmo objetivo. Uma emissora está copiando a outra? Não. A fórmula é antiga e vem sendo copiada há tempos.

Um dos primeiros realities com gordinhos, senão o primeiro, foi o “The Biggest Loser”, da NBC, dos Estados Unidos, cuja primeira temporada aconteceu em 2004. No Brasil, o SBT saiu na frente com duas adaptações com nomes diferentes: “O Grande Perdedor”, em 2005, e “Quem Perde Ganha”, em 2007, em que os concorrentes também entravam não só para perder muitos quilos como para levar um prêmio na final.
 
Em “Além do Peso”, assumidamente usando formato comprado da Endemol, quatro mulheres e quatro homens que sofrem de obesidade mórbida vão encarar uma maratona de desafios diários para emagrecer e recuperar a qualidade de vida. A transformação também envolve uma mudança de comportamento. Já na estreia os participantes tiveram no palco a presença da vencedora do mesmo desafio feito na Argentina em que a vencedora foi Jennifer, que perdeu 80 quilos e ficou famosa em seu país. Exagero? Talvez não. Afinal, por aqui também não é difícil tornar-se celebridade, ou subcelebridade, após participar de um reality, seja lá de que tipo for.

Fica no ar a dúvida se em no “Medida Certa” não pode acontecer o contrário. Preta Gil e Gabi Amarantos, que sempre levantaram a bandeira de serem bem-resolvidas com suas silhuetas, vão manter o mesmo sucesso com seus quilinhos a menos? Independentemente de qualquer coisa, o risco do comprometimento psicológico acontece para anônimos e famosos. Cabe às emissoras que lançam mão desse tipo de disputa saberem avaliar o grau de responsabilidade que assumem ao usarem pessoas que sofrem de uma doença, que é a obesidade, numa disputa por audiência. Afinal, famosos ou anônimos, estão todos na mesma categoria ao se exporem dessa forma.
 

Mais "Medida Certa" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/09/fantastico-estreia-do-medida-certa-um.html