quinta-feira, 1 de junho de 2017

“MasterChef Brasil”: Caroline diz que repescagem é palhaçada, insinua que há favoritismo e levanta discussão sobre limite de respeito entre jurados e cozinheiros


Caroline Martins, a paulista PhD em física que sonha ter um bistrô, chegou ao episódio dessa terça-feira (30) do “MasterChef Brasil”, na Band, com a fórmula pronta para causar uma verdadeira ebulição na cozinha. A pesquisadora de energia nuclear virou destaque da noite ao jogar uma bomba para os jurados, Paola Carossela, Érick Jacquin e Henrique Fogaça, ao chamar de “palhaçada” a repescagem que estava acontecendo entre os nove primeiros eliminados do programa. Após receber críticas por ter servido um porco caramelizado considerado muito doce pelos chefs e em seguida ver Paola rasgar elogios ao prato de Nayane, Caroline cochichou com os demais participantes ironizando que sua “teoria” estava certa, insinuando que as cartas estavam marcadas sobre quem seria “repescado”. Foi quando os chefs resolveram enquadrar a cozinheira, convidando-a a se retirar quando ela disse que não queria ter voltado. “Você quer ir embora? Demorou! Pode ir. Um, dois, três, vaza!”, gritou Fogaça. Paola, por sua vez, fez seu discurso, lembrando que ninguém é obrigado a se inscrever. Mas soou como uma espécie de defesa quando a chef argentina disse: “Nenhum de nós vai colocar a credibilidade em jogo”. Ou seja, ela estava entendendo muito bem onde a candidata queria chegar com aquele tipo de comportamento. E se para o público mais atento é perceptível que acontece, sim, favorecimento a alguns nas avaliações dos pratos, imaginem para quem está lá dentro vendo tudo o que acontece por trás das câmeras?

Sem querer fazer papel de advogada do diabo, até porque esse não é o “Hell’s Kitchen”, mas assim como Caroline pode ter ultrapassado o limite do respeito com seu comportamento inadequado, o mesmo pode-se dizer de Paola e Fogaça nos momentos em que assumem posturas que os colocam em um patamar de superioridade exagerada na forma como criticam o trabalho de alguns cozinheiros. Fogaça adora chamar os pratos que não gosta de “toscos”. A própria Paola comparou o ouriço feito por Mirian na semana passada com uma barata amassada. Sem falar que desde o início dessa temporada a chef argentina tem gerado polêmicas nas redes sociais, chegou a bater boca pela internet com seus próprios seguidores que não concordaram com a forma como ela tratava Abel antes da eliminação do designer, segundo ela o “chinês paraguaio”, e como humilhou Yuko com um comentário sarcástico sobre a simpatia e o carisma da tailandesa.

Afinal, será que os jurados podem tudo por serem profissionais? Será que os participantes realmente devem sempre abaixar a cabeça quando são diminuídos publicamente pelos chefs? A deselegância na forma de criticar também não é uma “pequena falta de respeito” com quem está ali correndo atrás de um sonho?

O primeiro sinal de insatisfação de Caroline foi quando ela recusou provar o caldo do seu prato que Fogaça tentou lhe dar na boca com a colher. Gesto, aliás, que ele costuma repetir quando quer fazer o candidato certificar-se de que o gosto não está bom, e que coloca o outro em uma posição de inferioridade diante de um tratamento quase infantil. “Não, obrigada. Já provei. Tá uma delícia”, respondeu Caroline. A resposta do chef, berrando, foi: “Tá doce da porra!”. A partir daí ela não disfarçou mais sua indignação com as críticas severas demais para uns e os elogios fáceis para outros, e Fogaça foi mais uma vez agressivo ao perguntar se Caroline estava “à vontade psicologicamente”. Afinal, qual foi sua intenção ou o que ele quis dizer com essa dúvida sobre as condições psicológicas dela?

Coube a Ana Paula Padrão, como apresentadora, mediar a situação, deixando Caroline decidir se sairia na mesma hora ou ficaria até o fim do episódio. Ela ficou apenas para constatar o desenrolar das suas previsões que, diga-se de passagem, surtiram algum efeito. Na hora de avaliar Abel, Paola foi mais suave nas críticas e até deixou o designer surpreso com um elogio inesperado. Já Nayane continuou confirmando a teoria de que havia uma intenção velada de que ela fosse “a menina que voltou duas vezes”, segundo Caroline, “para dar mais emoção”. A jovem, que foi a última eliminada, já começou sendo beneficiada ao ser a primeira a pegar o corte de porco na prova de repescagem, quando o justo seria que Bruno, o primeiro eliminado, fosse o primeiro a escolher. Resolveram inverter a ordem sem qualquer justificativa. Assim, Vitor B., o penúltimo eliminado, teve o privilégio de ser o segundo a pegar sua peça.

Coincidentemente, ou não, Vitor e Nayane foram os dois “repescados”, enquanto Ana Paula tentava bancar a cupido chamando os dois de “casal” e fazendo gesto de coração com as mãos. Mas na prova definitiva que daria para um deles o avental de volta, Nayane se deu mal ao desafiar Taíse e ter que replicar o medalhão com béarnaise que garantiu a entrada da outra no programa. Jacquin não só começou a fazer perguntas para Taíse sobre a receita do molho para que a outra escutasse como chegou ao cúmulo de avisar Nayane de que ela deveria tirar o plástico que tinha amarrado no medalhão na hora de fritar. Mesmo assim ela perdeu para Taíse, e Vitor não conseguiu fazer a caldeirada de Fabrizio. Já na briga derradeira em que o “casal” deveria fazer um espaguete à carbonara, ficou muito evidente que os jurados ao verem que a jovem não conhecia a receita começaram a falar de longe, mas em alto e bom tom, o passo a passo do preparo para que ela ouvisse. Até no mezanino os demais participantes perceberam as dicas dadas pelos chefs de forma muito mal disfarçada.

A pergunta que não quer calar é: será que todo o clima pesado promovido por Caroline na cozinha no começo do episódio não acabou interferindo no resultado final? Será que a escolha não teria sido inversa, com Nayane mais uma vez sendo repescada, caso a pesquisadora de energia nuclear não tivesse enfrentado os chefs insinuando no ar uma possível fórmula secreta de “cartas marcadas” que ela farejou nos bastidores?


Mais "MasterChef Brasil" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2017/05/masterchef-brasil-paola-carosella-da.html